TEMA 1: Emissão de CO2 e Poluição atmosférica
Série: 7°ano
– Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles
Foi
desenvolvido, no dia 20 de junho de 2017, o encontro do Pibid na escola Cecília Meireles, com o tema ‘’Emissão de CO2 e Poluição atmosférica”. A intervenção teve duração de
50 minutos e abordamos aspectos gerais dos gases poluentes, dando enfoque nas
questões de saúde e formas de prevenção e conscientização ambiental.
Iniciamos a atividade com a apresentação do projeto PIBID, dos Pibidianos e por fim, dos alunos presentes. Em
seguida de forma expositiva e dialogada, os Pibidianos puderam falar sobre o tema, abordando conteúdos como: os principais poluentes do ar, poluição do ar para a
saúde, efeito estufa e aquecimento global, problemas ambientais causados pela
poluição atmosférica. Usando como recurso didático, o equipamento multimídia apresentou diversas imagens ilustrativas para chamar a atenção dos alunos. Para a
percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram aplicados questionários
prévios e posteriores à intervenção.
Objetivo:
Os
objetivos da atividade se basearam em descrever os
principais poluentes do ar e discutir a ação sobre a saúde, amarrando com os
conceitos sobre o efeito estufa. Enfatizamos os
problemas causados pelo aumento da taxa de gás carbônico no ar, promovendo formas
de prevenção e conscientização ambiental.
Experiência:
1- Explicação sobre o tema emissões atmosféricas :
Foi explicado aos alunos, por meio de questionamentos
para definir o nível de saber deles em relação a emissões atmosféricas e os
diferentes tipos da mesma, os principais compostos presentes no ar, além de os
principais gases que são emitidos na atmosfera, sua porcentagem de presença e
como eles podem se emitidos, tentamos focar bastante em emissões domésticas e
industriais, pois é o mais presente no dia-a-dia dos alunos. Além disso, focamos
também nos prejuízos para a saúde destes gases e nos principais problemas
enfrentados com o alto índice de emissão dos mesmos.
2- Dinâmica: “maquete Bandeirantes”:
Nesta atividade os alunos puderam perceber como as
emissões atmosféricas fazem mal mesmo que às vezes não as vemos. Utilizamos
materiais recicláveis para a produção da maquete que representava Bandeirantes,
e nela continha a Integrada (Usina), a Faculdade UENP e algumas casas, cobrimos
a maquete com papel celofane para que eles pudessem ver dentro da maquete e que
As “emissões” geradas por nós ficassem contidas na maquete. Utilizamos como
base para a fumaça pó de café, pois além de gerar fumaça gera um odor, que
relacionamos com odores emitidos pela Usina, depois de alguns segundos, a
maquete se encheu de fumaça e ficamos a questioná-los sobre quão mal isso faz
para a saúde.
Materiais:
- Maquete representativa de Bandeirantes
Figura 1- Maquete demonstrativa
Questionário:
1-Quais medidas podem ser tomadas
para evitar o aumento da poluição atmosférica?
a-
Não queimar resíduos e evitar o uso
constante de automóveis.
b-
Evitar o desmatamento e queimas de
florestas.
c-
Usar transporte coletivo com mais
frequência.
d- Todas as alternativas estão corretas.
2- Qual das alternativas abaixo não
é um poluente da atmosfera:
a-
Dióxido de enxofre.
b-
Gás carbônico.
c-
Monóxido de carbono.
d- A água.
3-Quais o risco à saúde a poluição
atmosférica pode causar?
a-
Dores no corpo e
pressão baixa.
b-
Febre e manchas
pelo corpo.
c- Problemas
respiratórios e falta de ar.
d-
Leishmaniose
visceral.
Alunos e Pibidianos
TEMA 2: Poluição sonora e visual
Série:
7°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles
Conteúdos:
Foi
desenvolvido, no dia 27 de junho de 2017, o encontro na escola Cecília Meireles
com o tema “Poluição sonora e visual” a atividade teve duração de 50 minutos e
abordamos as consequências dessa poluição para o organismo humano
e meio ambiente.
A atividade se iniciou
com a apresentação do projeto PIBID, pibidianos e por fim, dos alunos; Em
seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde os
conteúdos abordados foram: Poluição sonora e visual, onde
estão? Impactos ambientais para saúde humana, Poluição sonora e visual em
Bandeirantes. Usando como recurso
didático equipamento multimídia com diversas imagens ilustrativas e diversos
materiais didáticos como cartazes e instrumentos confeccionados pelos
pibidianos para chamar a atenção dos alunos. Para a percepção do desempenho dos
alunos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à
intervenção.
Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas
para que o aluno possa compreender as consequências da Poluição sonora e visual
para o organismo humano e meio ambiente.
Experiência:
Dinâmica telefone
quebrado: A brincadeira é semelhante ao clássico "telefone sem
fio". Todos os alunos deverão se sentar em círculo, no chão, sendo
que no centro da sala serão disponibilizados instrumentos musicais como, por
exemplo: chocalho (figura 1). Cada aluno deverá se dirigir ao centro
e escolher um instrumento, retornando em seguida ao seu lugar. Após essa
etapa, um aluno deverá pegar uma ficha com uma informação que estará dentro de
uma caixa também no centro da roda. Essa informação deverá ser lida em silêncio
e repassada em voz baixa no ouvido do colega da direita que dará prosseguimento
a essa ação até que chegue novamente ao aluno que iniciou. No entanto, quando a
informação estiver sendo passada, todo o grupo deverá tocar o seu instrumento
e produzir um som. Depois de encerrada a brincadeira, os alunos
podem refletir sobre como se sentiram e o que acharam de participar da brincadeira
e pode-se fazer questionamentos como: Foi difícil transmitir uma mensagem em
meio a tanto barulho? Foi difícil compreender uma mensagem em meio a
tanta poluição sonora? Quais os sentimentos despertados? Vocês já se sentiram
assim em outras ocasiões? Quando e como foi? O que é possível ser feito para se
evitar tal situação?
Prática com a
utilização dos cartazes para abordar os impactos da Poluição visual; começamos
com a exposição do cartaz 1 (figura 2), com diversas imagens para que os alunos
pudessem observar e memorizar as imagens ali presentes num intervalo de tempo
de 30 segundos, após isso, fizemos alguns questionamentos sobre as imagens que
estavam presentes e expomos o cartaz novamente; perguntamos onde estava cada
item, assim percebemos a dificuldade deles de encontrar os objetos citados por
conta da grande quantidade de imagens, causando uma poluição. Logo após fizemos a exposição de um segundo cartaz (figura 3), contendo uma menor
quantidade de imagens, facilitando a visualização e a memorização, desse modo
quando expomos esse cartaz novamente os alunos puderam perceber uma menor
dificuldade de encontrar as imagens pedidas pelos pibidianos.
Materiais:
Figura 1 - Chocalho confeccionado pelos Pibidianos
Figura 2- Cartaz 1 com diversas figuras
Figura 3- Cartaz 2 com poucas figuras
Questionário:
1) Para evitar os efeitos nocivos
da poluição sonora é importante:
A) Abrir as janelas do veículo
em locais de transito barulhento.
B) Ficar sem protetor
auricular em locais de trabalho com muito ruído.
C) Ficar perto das caixas
acústicas nos shows; gritar em lugares fechados.
D) Escutar música num volume de baixo para médio.
2) Qual das alternativas NÃO representam
poluição visual?
A) Outdoor.
B) Placas de propaganda.
C) Praça arborizada.
D) Aplicativos de celular.
3) O que a poluição visual e sonora pode causar para
o ser humano?
A) Aumento do gás carbônico.
B) Prejuízo para o solo.
C) Relaxamento.
D) Acidente de trânsito.
Fotos:
Foto: Pratica "telefone quebrado"
Foto: Pratica "telefone quebrado"
Foto: Pratica observando os cartazes
TEMA 3: Poluição do solo e da
água
Série: 6°ano
– Matutino
Escola: Colégio Estadual Mailon Medeiros
Conteúdos:
Foi
desenvolvido, no dia 04 de julho de 2017, o encontro na escola Mailon Medeiros
com o tema “Poluição do solo e da água”, a atividade teve duração de 1 hora e 30
minutos e abordamos as consequências da Poluição do solo e da água para o
organismo humano e meio ambiente. A atividade se iniciou com a apresentação do
projeto PIBID, pibidianos e alunos. Em seguida, a
atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde com os conteúdos
abordados foram: Tipo de contaminantes e poluentes
do solo, Qual é a interação entre solo e água, Quais os impactos ambientais que ocorrem na água em decorrência da contaminação do solo; Usando materiais
didáticos confeccionados pelos próprios pibidianos para chamar a atenção dos
alunos e para a percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram
aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.
Objetivos:
Os
objetivos foram: criar condições didáticas e pedagógicas para que os alunos
possam identificar os contaminantes e poluentes do solo e da água e compreender
as consequências da poluição da água e do solo para os seres vivos e meio
ambiente.
Experiência:
1- Experimento do Aquário com uso de corantes
alimentícios;
Confecção de aquário (15 litros) para simular um
ambiente aquático e em seguida, foram adicionadas gotas dos corantes
alimentícios nas cores: amarelo, verde, vermelho e azul para simular a
contaminação das águas.
2- Dinâmica dos poluentes:
Para essa pratica foram utilizados os seguintes
materiais : papel Kraft (simular solo); Pano TNT azul (simular água); Figuras impressas
em folhas de sulfite A4 recordadas com exemplos de contaminantes da água e do
solo.
O papel Kraft e o TNT azul foram colocados sobre o
chão da sala para simular o solo e um rio, respectivamente, e as imagens
impressas e recortadas com os exemplos de contaminantes foram dispostas pelos
Pibidianos e os alunos fixariam nos locais onde aqueles itens seriam capaz de poluir.
3- Jogo Campo minado:
Para a confecção do jogo denominado “campo minado”,
foram utilizados papel Kraft e recortados cerca de 28 papéis de folha sulfite
A4 em que continham a representação de uma “bomba” e/ou uma pergunta sobre o
tema com os conteúdos que haviam sido mencionados anteriormente aos alunos.
As perguntas do jogo “campo minado” foram utilizadas
ao final da atividade, para que os alunos fixassem melhor o assunto abordado.
PERGUNTAS
CAMPO MINADO
1-Cite
uma consequência para saúde humana se bebermos água impura?
2-Onde o
esgoto da sua cidade é descartado?
3-Cite um
produto não biodegradável? – petróleo, metais pesados, detergentes.
4-Qual o
melhor solo para se plantar, com ou sem agrotóxicos?
5- Qual
problema é acarretado pelo uso de agrotóxico no solo?
6-Cite
uma doença provocada pelo consumo de águas poluídas?
7-Quais
os principais poluentes dos rios?
8- Quais
os principais poluentes do solo?
9-Cite um
modo de evitar contaminação na água
10-Fertilizantes
e agrotóxicos são contaminadores do solo e água?
11-Cite
um modo de evitar a contaminação do solo
12- O
homem colabora para a destruição do solo? Ao realizar...
13- Cite
uma medida para prevenir a poluição dos rios?
14- Cite
uma ação humana que altera a qualidade da água?
15- Cite
uma ação humana que altera a qualidade do solo?
16- Cite
um problema de saúde gerado pela poluição da água?
17- Qual
a solução usada para reduzir o acúmulo de poluentes?
18- O descarte de esgoto em rios é um problema atualmente?
19- Bandeirantes possui algum rio contaminado ou sujo?
Questionário:
1- Qual meio é o mais efetivo para
se evitar a contaminação da água?
a) Filtrar a água sempre antes de
beber.
b) Aproveitar a água da chuva para
fins potáveis.
c) Não ter rede de esgoto para
todas as famílias.
d) Evitar o escoamento de esgoto nos rios.
2- Qual a fonte que não contamina o
solo?
a) Lixo orgânico
b) Agrotóxicos
c) Óleos e detergentes
d) Papelão
3- Quais prejuízos para os seres
vivos pode causar a poluição da água?
a) Morte dos organismos aquáticos e doenças para o homem.
b) Enriquecimento do solo e doenças
para os animais.
c) Maior quantidade de alimentos
para os animais aquáticos.
d) Morte dos organismos aquáticos e
sobrevivência dos terrestres.
Gráficos:
TEMA 4: Resíduos Hospitalar
Série:
8°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecilia Meireles
Conteúdos:
Foi
desenvolvido no dia 15 de agosto de 2017, o encontro na escola Cecília Meireles
com o tema “Resíduos hospitalares”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos
as consequências que o lixo hospitalar descartado
incorretamente pode causar para a saúde e para o ambiente.
A
atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, Pibidianos e depois os alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma
expositiva e dialogada, onde os conteúdos abordados foram: Para onde vai o descarte do lixo hospitalar de Bandeirantes; Quais são os riscos para saúde e o meio ambiente;
Tipos de resíduos
hospitalares: infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes; Descarte
correto de cada tipo de resíduo hospitalar. Foi utilizado materiais
didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a atenção dos
alunos sobre o quanto pode ser lúdico e didático o uso de materiais reciclados, e para a
percepção do desempenho dos alunos na atividade foram aplicados questionários
prévios e posteriores à intervenção.
Objetivos:
O objetivo foi criar condições
didáticas e pedagógicas para que os alunos pudessem compreender os impactos ambientais para a saúde humana, causados pelo lixo
hospitalar e conhecer o destino
correto do lixo hospitalar de Bandeirantes-PR.
Experiência:
1- Explanação sobre o tema Lixo Hospitalar:
Foi explicado aos alunos a diferença do que é lixo e
o que é reciclável, para que então os alunos pudessem entender melhor sobre
essa separação. Em seguida foi explanado como ocorre o descarte correto de
alguns materiais provenientes de hospitais, clínicas, postos de saúde entre outros
lugares. Para melhor explicação e fixação do que estávamos falando, os
alunos puderem visualizar a separação de acordo com a classificação de alguns materiais
que não são comumente utilizados, como: lâminas, lamínulas, remédios, seringas,
luvas, agulhas, e através de perguntas e objetos contidos em caixas destinadas
com a cores e as letras corretas para infectantes, químicos, radioativos,
comuns e perfurocortantes, foi possível interagir com os alunos, para que os
mesmos falassem em qual local seria o correto para o descarte.
2- Dinâmica: “Trilha”:
Nesta atividade os alunos puderam participar de um
jogo de tabuleiro adaptado chamado de trilha, no qual havia números e locais com
certas perguntas referentes ao que havíamos falado para os alunos sobre o tema, em folhas de papel Kraft, formando uma trilha e um dado para ser jogado. Os
alunos foram divididos em 3 grupos, de 4 alunos, os quais jogavam o dado que
continha números: 0, 1, 2, -1 e -2. De acordo com o número tirado no dado, os
alunos andavam as casas. Ao cair na casa destinada às perguntas, tinha o
direito junto com a sua equipe de respondê-la e ao acertar, avançava uma casa e o
erro permanecia na casa em que estava passando a vez para o próximo grupo.
Seguindo o jogo até que o grupo vencedor seria aquele que chegasse ao final.
Perguntas do Tabuleiro:
- Os remédios vencidos podem ser descartados no vaso
sanitário?
- Cite um problema que o material radioativo causa para a
saúde
- Cite uma medida preventiva
- Porque não devemos descartar o resíduo hospitalar com o
resíduo comum?
- O resíduo hospitalar pode contaminar os rios?
- O que acontece quando uma pessoa toca sem proteção em um
material infectado?
- Porque é tão perigoso manusear seringas sem proteção?
- Qual tipo de resíduo hospitalar deve ser removido da
natureza o mais rápido possível?
- A incineração é um modo eficaz de descarte de resíduos
hospitalar?
Questionários:
1) Qual
das alternativas abaixo indica o local correto de descarte de remédios
vencidos?
a) Descartado junto com a
reciclagem ou na rua.
b) Descartado em lixo
doméstico comum.
c) Descartar em local indicado para remédios nas farmácias.
d) Descartar nos caminhões de
lixo e reciclagem
2) Complete
a sentença:
O lixo hospitalar precisa ser descartado corretamente, pois
_____________.
a) Aumentam a conservação de
florestas
b) Fornecem nutrientes para o
solo
c) Ajuda no aquecimento global
d) Pode transmitir doenças.
3- Das alternativas abaixo
assinale a incorreta com relação ao lixo
hospitalar:
a) O lixo hospitalar é um lixo comum e deve ser tratado como
tal.
b) Existe um órgão público
responsável pela fiscalização do lixo hospitalar.
c) O descarte incorreto do
lixo hospitalar pode gerar danos.
D) Nem todo o lixo produzido em um hospital precisa ter um
descarte específico.
Gráficos:
Fotos:
Foto: Pibidianos e alunos durante a pratica da trilha
Foto: Pibidianos e alunos durante a pratica da trilha
TEMA 5: Resíduos Domésticos
Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de
Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série:
6°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Mailon Medeiros
Conteúdos:
Foi
desenvolvido no dia 22 de julho de 2017, o encontro na escola Mailon Medeiros
com o tema “Resíduos Domésticos”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos as consequências do lixo produzido para o meio ambiente e
o ser humano.
A atividade se iniciou com a apresentação
do projeto PIBID, Pibidianos e depois alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde com os conteúdos
abordados foram: Tipos
de resíduos, Impactos ambientais devido a decomposição de resíduos, Coleta
seletiva e como reutilizar esses lixos para um bem comum.
Usando
materiais didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a
atenção dos alunos e para a percepção do desempenho dos alunos na atividade,
foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.
Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que
os alunos pudessem compreender os
impactos ambientais para a saúde humana, causados pela poluição dos resíduos e
propor ações coletivas para o combate da poluição nas escolas e comunidade.
Experiência:
1- A aula foi ministrada no pátio da escola, e o
primeiro contato com os alunos sobre o tema, foi dispor imagens de diferentes
tipos de resíduos em várias bancadas, separá-los em grupos e ter uma conversa
sobre aqueles resíduos que estavam vendo, seu tempo de decomposição, e seu
destino correto;
2- Mostramos as lixeiras seletivas da escola, e eles
puderam ver que o resíduo estava descartado incorretamente, para ajudar a
despertar a consciência de que eles podiam fazer o procedimento ser eficaz.
3- Como disposto nas imagens abaixo, fizemos vasos
com garrafa PET para incentivar a reutilização de materiais juntamente com o
plantio de hortaliças e árvores em geral. Levamos sementes e ensinamos como
plantar.
4- Fizemos uma salada de fruta para encerrar a aula,
e explicamos sobre a reutilização de lixo orgânico para fins de compostagem.
Materiais:
· 25 Garrafas PET descartáveis, para a confecção de vasos recicláveis;
·
Imagens
ilustrando resíduos presentes na classe II- A (não inertes: matérias orgânicas, papéis, vidros e metais);
· Uma porção de Sementes de
girassol – Cedida aos alunos para realizarem o plantio;
· Frutas - Para
encerrar a aula foi feita uma salada de frutas para os alunos, podendo demonstrar
os resíduos orgânicos.
Figura 1- vasos recicláveis
Questionário:
1-
Das alternativas abaixo, qual delas corresponde ao método de coleta em que os
materiais são separados e posteriormente reutilizados?
a) Reciclagem
b)
Cartonagem
c)
Decapagem
d)
Filtragem
2-Qual
dos tipos de materiais a seguir leva mais tempo para decompor no ambiente?
a)
Garrafa plástica
b)
Garrafa de vidro
c)
Madeira pintada
d)
Lixo orgânico
3-O
processo de compostagem é utilizado para qual tipo de resíduo?
a)
Sólido e inorgânico
b) Sólido e orgânico
c)
Líquido e inorgânico
d)
Líquido e orgânico
Gráficos:
Fotos:
Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de
Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Fotos: Alunos e Pibidianos durante a atividade
TEMA 6: Resíduos Tecnológicos e Industriais
Série:
8°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecilia Meireles
Conteúdos:
Foi desenvolvido no dia 12 de setembro
de 2017 o encontro na escola Cecília Meireles, com o tema “Resíduos Tecnológicos
e Industriais”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos as formas corretas de descarte
dos resíduos tecnológicos e industriais, e os riscos que causam para a saúde
humana e para o meio ambiente. A atividade se iniciou com a apresentação
do projeto PIBID, os Pibidianos e depois os alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada com os seguintes conteúdos
abordados: Apresentar
quais são tipos de lixos tecnológicos, Os resíduos liberados pelas indústrias, Os
danos causados à saúde através do lixo tecnológico e industrial e Formas
corretas de descarte dos resíduos tecnológicos e industriais; Usando
materiais didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a
atenção dos alunos e para a percepção do desempenho dos mesmos na atividade,
foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.
Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que
os alunos pudessem discutir as
diversas formas dos resíduos tecnológicos e industriais; compreender os impactos que
o lixo tecnológico causa para o meio ambiente e a saúde e se
conscientizar das diversas formas corretas de descarte de resíduos
tecnológicos.
Experiência:
1- Celular de papelão: Teve como objetivo apresentar
os principais elementos químicos presentes, mostrando os problemas que podem acarretar à saúde.
2- Dinâmica: “Trilha”: Nesta atividade os alunos puderam
participar de um jogo de tabuleiro adaptado chamado de trilha, na qual havia
números e locais com certas perguntas referentes ao que havíamos falado para os
alunos sobre o tema, em folhas de papel Kraft, formando uma trilha e um dado para
ser jogado. Nesta trilha, havia cartazes de "volte e avance" espalhados. Os alunos
foram divididos em 3 grupos, de 4 alunos, os quais jogavam o dado que continha
números: 0, 1, 2, -1 e -2. De acordo com o número tirado no dado, os alunos
andavam as casas. Ao cair na casa destinada às perguntas, tinha o direito junto
com a sua equipe de respondê-la e ao acertar, avançava uma casa e o erro
permanecia na casa em que estava passando a vez para o próximo grupo. Seguindo
o jogo até que o grupo vencedor seria aquele que chegasse ao final.
Materiais:
Foram utilizados os seguintes materiais para
confecção do celular, uma caixa de papelão, um pincel atômico vermelho e folhas de papel sulfite.
· Para descrever os principais poluentes foram usadas canetas vermelha, preta e folhas sulfite.
· Na confecção do jogo “trilha” foram utilizados papel
Kraft, pincel atômico preto, vermelho, folhas de sulfite e EVA colorido.
·
Montamos as peças utilizando garrafa PET e EVA colorido.
·
A confecção do dado foi feita a partir de uma base
de papelão, cola quente, EVA colorido, fita crepe e pincel atômico preto.
Figura 1- Celular de papelão confeccionado pelos Pibidianos
Figura 2- Cartazes da Trilha
PERGUNTAS
DA TRILHA
1- Qual o destino adequado
do resíduo eletrônico? R: Encaminha-los para locais adequados como empresas e
corporativas.
2- Cite um tipo de resíduo
industrial. R: Borrachas óleos
3- Cite uma medida para um
equipamento eletrônico que ainda possa ser utilizado. R: doá-lo para uma pessoa
que necessite ou deseje este produto
4- O que o descarte
incorreto do resíduo industrial pode causar? R: Poluição de agua, solo e ar.
5- Cite dois resíduos
eletrônicos que podemos encontrar na nossa casa. R: computadores, celulares,
televisões.
6- Qual é o principal
problema quando o resíduo eletrônico é jogado diretamente no meio ambiente? R: Podem
causar prejuízos no solo e até mesmo a água
7- Como você deve fazer o
descarte correto do seu celular sem uso? R: encaminhar aos pontos de coleta
8- Cite um elemento
químico toxico que o resíduo eletrônico libera. Chumbo e mercúrio
9- Cite uma indústria de
Bandeirantes
10- Cite um possível
problema ambiental que as indústrias de Bandeirantes podem causar.
Questionário:
1- Quais são os danos causados pelo descarte incorreto dos resíduos tecnológicos?
1- Quais são os danos causados pelo descarte incorreto dos resíduos tecnológicos?
a- Ajudam
no crescimento de árvores
b- Podem gerar doenças e contaminar os
solos
c- Podem
ser usados como combustíveis para carros
d- Aumentam
a conservação das florestas
2-
Qual processo é mais efetivo para eliminação dos resíduos industriais?
a-
Devem ser todos eliminados na rede esgoto.
b-
São eliminados no ambiente fornecendo assim nutrientes para o solo.
c- Deve diminuir sua geração e
aperfeiçoar a reciclagem dos mesmos.
d-
Os resíduos são separados e direcionados ao lixão da cidade.
3- Como deve ser feito o descarte correto dos
resíduos eletrônicos?
a- Podem ser entregues a empresas que os encaminham de forma
a não provocar danos ao meio ambiente.
b- São compostos apenas de ferro e plástico podendo
ser descartados como resíduos recicláveis.
c- Devem ser separados dos resíduos orgânicos e
dos recicláveis para serem entregues no mesmo local.
d- Baterias de celular e pilhas podem ser
descartados no lixo comum.
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