terça-feira, 21 de novembro de 2017

ATIVIDADES 2017 PIBID BIOLOGIA UENP/CLM - GRUPO 4



TEMA 1: Emissão de CO2 e Poluição atmosférica

Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série: 7°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles

Conteúdos:
Foi desenvolvido, no dia 20 de junho de 2017, o encontro do Pibid  na escola Cecília Meireles, com o tema ‘’Emissão de CO2 e Poluição atmosférica”. A intervenção teve duração de 50 minutos e abordamos aspectos gerais dos gases poluentes, dando enfoque nas questões de saúde e formas de prevenção e conscientização ambiental.
Iniciamos a atividade com a apresentação do projeto PIBID, dos Pibidianos e por fim, dos alunos presentes. Em seguida de forma expositiva e dialogada, os Pibidianos puderam falar sobre o tema, abordando conteúdos como: os principais poluentes do ar, poluição do ar para a saúde, efeito estufa e aquecimento global, problemas ambientais causados pela poluição atmosférica. Usando como recurso didático, o equipamento multimídia apresentou diversas imagens ilustrativas para chamar a atenção dos alunos. Para a percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.

Objetivo:
Os objetivos da atividade se basearam em descrever os principais poluentes do ar e discutir a ação sobre a saúde, amarrando com os conceitos sobre o efeito estufa. Enfatizamos os problemas causados pelo aumento da taxa de gás carbônico no ar, promovendo formas de prevenção e conscientização ambiental.

Experiência:
1- Explicação sobre o tema emissões atmosféricas :
Foi explicado aos alunos, por meio de questionamentos para definir o nível de saber deles em relação a emissões atmosféricas e os diferentes tipos da mesma, os principais compostos presentes no ar, além de os principais gases que são emitidos na atmosfera, sua porcentagem de presença e como eles podem se emitidos, tentamos focar bastante em emissões domésticas e industriais, pois é o mais presente no dia-a-dia dos alunos. Além disso, focamos também nos prejuízos para a saúde destes gases e nos principais problemas enfrentados com o alto índice de emissão dos mesmos.
2- Dinâmica: “maquete Bandeirantes”:
Nesta atividade os alunos puderam perceber como as emissões atmosféricas fazem mal mesmo que às vezes não as vemos. Utilizamos materiais recicláveis para a produção da maquete que representava Bandeirantes, e nela continha a Integrada (Usina), a Faculdade UENP e algumas casas, cobrimos a maquete com papel celofane para que eles pudessem ver dentro da maquete e que As “emissões” geradas por nós ficassem contidas na maquete. Utilizamos como base para a fumaça pó de café, pois além de gerar fumaça gera um odor, que relacionamos com odores emitidos pela Usina, depois de alguns segundos, a maquete se encheu de fumaça e ficamos a questioná-los sobre quão mal isso faz para a saúde.

Materiais:
- Maquete representativa de Bandeirantes
- Café para produção de fumaça e odor 
Figura 1- Maquete demonstrativa

Questionário:
1-Quais medidas podem ser tomadas para evitar o aumento da poluição atmosférica?
a-    Não queimar resíduos e evitar o uso constante de automóveis.
b-    Evitar o desmatamento e queimas de florestas.
c-    Usar transporte coletivo com mais frequência.
d-    Todas as alternativas estão corretas.

2- Qual das alternativas abaixo não é um poluente da atmosfera:
a-    Dióxido de enxofre.
b-    Gás carbônico.
c-    Monóxido de carbono.
d-    A água.

3-Quais o risco à saúde a poluição atmosférica pode causar?
a-    Dores no corpo e pressão baixa.
b-    Febre e manchas pelo corpo.
c-    Problemas respiratórios e falta de ar.
d-    Leishmaniose visceral.



 Gráficos:

Fotos:
 Foto: Introdução a poluição atmosférica

Alunos e Pibidianos

TEMA 2: Poluição sonora e visual

Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série: 7°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles

Conteúdos:
Foi desenvolvido, no dia 27 de junho de 2017, o encontro na escola Cecília Meireles com o tema “Poluição sonora e visual” a atividade teve duração de 50 minutos e abordamos as consequências dessa poluição para o organismo humano e meio ambiente.
A atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, pibidianos e por fim, dos alunos; Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde os conteúdos abordados foram: Poluição sonora e visual, onde estão? Impactos ambientais para saúde humana, Poluição sonora e visual em Bandeirantes. Usando como recurso didático equipamento multimídia com diversas imagens ilustrativas e diversos materiais didáticos como cartazes e instrumentos confeccionados pelos pibidianos para chamar a atenção dos alunos. Para a percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.

Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que o aluno possa compreender as consequências da Poluição sonora e visual para o organismo humano e meio ambiente.

Experiência:
Dinâmica telefone quebrado: A brincadeira é semelhante ao clássico "telefone sem fio". Todos os alunos deverão se sentar em círculo, no chão, sendo que no centro da sala serão disponibilizados instrumentos musicais como, por exemplo: chocalho (figura 1). Cada aluno deverá se dirigir ao centro e escolher um instrumento, retornando em seguida ao seu lugar. Após essa etapa, um aluno deverá pegar uma ficha com uma informação que estará dentro de uma caixa também no centro da roda. Essa informação deverá ser lida em silêncio e repassada em voz baixa no ouvido do colega da direita que dará prosseguimento a essa ação até que chegue novamente ao aluno que iniciou. No entanto, quando a informação estiver sendo passada, todo o grupo deverá tocar o seu instrumento e produzir um som.  Depois de encerrada a brincadeira, os alunos podem refletir sobre como se sentiram e o que acharam de participar da brincadeira e pode-se fazer questionamentos como: Foi difícil transmitir uma mensagem em meio a tanto barulho? Foi difícil compreender uma mensagem em  meio a tanta poluição sonora? Quais os sentimentos despertados? Vocês já se sentiram assim em outras ocasiões? Quando e como foi? O que é possível ser feito para se evitar tal situação?
Prática com a utilização dos cartazes para abordar os impactos da Poluição visual; começamos com a exposição do cartaz 1 (figura 2), com diversas imagens para que os alunos pudessem observar e memorizar as imagens ali presentes num intervalo de tempo de 30 segundos, após isso, fizemos alguns questionamentos sobre as imagens que estavam presentes e expomos o cartaz novamente; perguntamos onde estava cada item, assim percebemos a dificuldade deles de encontrar os objetos citados por conta da grande quantidade de imagens, causando uma poluição. Logo após fizemos a exposição de um segundo cartaz (figura 3), contendo uma menor quantidade de imagens, facilitando a visualização e a memorização, desse modo quando expomos esse cartaz novamente os alunos puderam perceber uma menor dificuldade de encontrar as imagens pedidas pelos pibidianos.

Materiais:

Figura 1 - Chocalho confeccionado pelos Pibidianos

Figura 2- Cartaz 1 com diversas figuras

 Figura 3- Cartaz 2 com poucas figuras
Questionário:
1) Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante:
A) Abrir as janelas do veículo em locais de transito barulhento.
B) Ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído.
C) Ficar perto das caixas acústicas nos shows; gritar em lugares fechados.
D) Escutar música num volume de baixo para médio.

2) Qual das alternativas NÃO representam poluição visual?
A) Outdoor.
B) Placas de propaganda.
C) Praça arborizada.
D) Aplicativos de celular.

3) O que a poluição visual e sonora pode causar para o ser humano?
A) Aumento do gás carbônico.
B) Prejuízo para o solo.
C) Relaxamento.
D) Acidente de trânsito.

 Gráficos:
 


Fotos:
 Foto: Pratica "telefone quebrado"

 Foto: Pratica "telefone quebrado"

 Foto: Pratica observando os cartazes

TEMA 3: Poluição do solo e da água

Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior

Série: 6°ano – Matutino

Escola: Colégio Estadual Mailon Medeiros



Conteúdos:

Foi desenvolvido, no dia 04 de julho de 2017, o encontro na escola Mailon Medeiros com o tema “Poluição do solo e da água”, a atividade teve duração de 1 hora e 30 minutos e abordamos as consequências da Poluição do solo e da água para o organismo humano e meio ambiente. A atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, pibidianos e alunos. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde com os conteúdos abordados foram: Tipo de contaminantes e poluentes do solo, Qual é a interação entre solo e água, Quais os impactos ambientais que ocorrem na água em decorrência da contaminação do solo; Usando materiais didáticos confeccionados pelos próprios pibidianos para chamar a atenção dos alunos e para a percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.



Objetivos:

Os objetivos foram: criar condições didáticas e pedagógicas para que os alunos possam identificar os contaminantes e poluentes do solo e da água e compreender as consequências da poluição da água e do solo para os seres vivos e meio ambiente.



Experiência:

1- Experimento do Aquário com uso de corantes alimentícios;
Confecção de aquário (15 litros) para simular um ambiente aquático e em seguida, foram adicionadas gotas dos corantes alimentícios nas cores: amarelo, verde, vermelho e azul para simular a contaminação das águas.
2- Dinâmica dos poluentes:
Para essa pratica foram utilizados os seguintes materiais : papel Kraft (simular solo); Pano TNT azul (simular água); Figuras impressas em folhas de sulfite A4 recordadas com exemplos de contaminantes da água e do solo.
O papel Kraft e o TNT azul foram colocados sobre o chão da sala para simular o solo e um rio, respectivamente, e as imagens impressas e recortadas com os exemplos de contaminantes foram dispostas pelos Pibidianos e os alunos fixariam nos locais onde aqueles itens seriam capaz de poluir.
3- Jogo Campo minado:
Para a confecção do jogo denominado “campo minado”, foram utilizados papel Kraft e recortados cerca de 28 papéis de folha sulfite A4 em que continham a representação de uma “bomba” e/ou uma pergunta sobre o tema com os conteúdos que haviam sido mencionados anteriormente aos alunos.
As perguntas do jogo “campo minado” foram utilizadas ao final da atividade, para que os alunos fixassem melhor o assunto abordado.

Materiais:


PERGUNTAS CAMPO MINADO
1-Cite uma consequência para saúde humana se bebermos água impura?
2-Onde o esgoto da sua cidade é descartado?
3-Cite um produto não biodegradável? – petróleo, metais pesados, detergentes.
4-Qual o melhor solo para se plantar, com ou sem agrotóxicos?
5- Qual problema é acarretado pelo uso de agrotóxico no solo?
6-Cite uma doença provocada pelo consumo de águas poluídas?
7-Quais os principais poluentes dos rios?
8- Quais os principais poluentes do solo?
9-Cite um modo de evitar contaminação na água
10-Fertilizantes e agrotóxicos são contaminadores do solo e água?
11-Cite um modo de evitar a contaminação do solo
12- O homem colabora para a destruição do solo? Ao realizar...
13- Cite uma medida para prevenir a poluição dos rios?
14- Cite uma ação humana que altera a qualidade da água?
15- Cite uma ação humana que altera a qualidade do solo?
16- Cite um problema de saúde gerado pela poluição da água?
17- Qual a solução usada para reduzir o acúmulo de poluentes?
18- O descarte de esgoto em rios é um problema atualmente?
19- Bandeirantes possui algum rio contaminado ou sujo?

Questionário:
1- Qual meio é o mais efetivo para se evitar a contaminação da água?
a) Filtrar a água sempre antes de beber.
b) Aproveitar a água da chuva para fins potáveis.
c) Não ter rede de esgoto para todas as famílias.
d) Evitar o escoamento de esgoto nos rios.

2- Qual a fonte que não contamina o solo?
a) Lixo orgânico
b) Agrotóxicos
c) Óleos e detergentes
d) Papelão

3- Quais prejuízos para os seres vivos pode causar a poluição da água?
a) Morte dos organismos aquáticos e doenças para o homem.
b) Enriquecimento do solo e doenças para os animais.
c) Maior quantidade de alimentos para os animais aquáticos.
d) Morte dos organismos aquáticos e sobrevivência dos terrestres.

Gráficos: 


TEMA 4: Resíduos Hospitalar

Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série: 8°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecilia Meireles


Conteúdos:
Foi desenvolvido no dia 15 de agosto de 2017, o encontro na escola Cecília Meireles com o tema “Resíduos hospitalares”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos as consequências que o lixo hospitalar descartado incorretamente pode causar para a saúde e para o ambiente.
A atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, Pibidianos e depois os alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada, onde os conteúdos abordados foram: Para onde vai o descarte do lixo hospitalar de Bandeirantes; Quais são os riscos para saúde e o meio ambiente; Tipos de resíduos hospitalares: infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes; Descarte correto de cada tipo de resíduo hospitalar. Foi utilizado materiais didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a atenção dos alunos sobre o quanto pode ser lúdico e didático o uso de materiais reciclados, e para a percepção do desempenho dos alunos na atividade foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.

Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que os alunos pudessem compreender os impactos ambientais para a saúde humana, causados pelo lixo hospitalar e conhecer o destino correto do lixo hospitalar de Bandeirantes-PR.

Experiência:
1- Explanação sobre o tema Lixo Hospitalar:
Foi explicado aos alunos a diferença do que é lixo e o que é reciclável, para que então os alunos pudessem entender melhor sobre essa separação. Em seguida foi explanado como ocorre o descarte correto de alguns materiais provenientes de hospitais, clínicas, postos de saúde entre outros lugares. Para melhor explicação e fixação do que estávamos falando, os alunos puderem visualizar a separação de acordo com a classificação de alguns materiais que não são comumente utilizados, como: lâminas, lamínulas, remédios, seringas, luvas, agulhas, e através de perguntas e objetos contidos em caixas destinadas com a cores e as letras corretas para infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes, foi possível interagir com os alunos, para que os mesmos falassem em qual local seria o correto para o descarte.
2- Dinâmica: “Trilha”:
Nesta atividade os alunos puderam participar de um jogo de tabuleiro adaptado chamado de trilha, no qual havia números e locais com certas perguntas referentes ao que havíamos falado para os alunos sobre o tema, em folhas de papel Kraft, formando uma trilha e um dado para ser jogado. Os alunos foram divididos em 3 grupos, de 4 alunos, os quais jogavam o dado que continha números: 0, 1, 2, -1 e -2. De acordo com o número tirado no dado, os alunos andavam as casas. Ao cair na casa destinada às perguntas, tinha o direito junto com a sua equipe de respondê-la e ao acertar, avançava uma casa e o erro permanecia na casa em que estava passando a vez para o próximo grupo. Seguindo o jogo até que o grupo vencedor seria aquele que chegasse ao final. 

Materiais: 
 Figura 1- caixas destinadas com a cores e as letras corretas para infectantes

Perguntas do Tabuleiro:
- Os remédios vencidos podem ser descartados no vaso sanitário?
- Cite um problema que o material radioativo causa para a saúde
- Cite uma medida preventiva
- Porque não devemos descartar o resíduo hospitalar com o resíduo comum?
- O resíduo hospitalar pode contaminar os rios?
- O que acontece quando uma pessoa toca sem proteção em um material infectado?
- Porque é tão perigoso manusear seringas sem proteção?

- Qual tipo de resíduo hospitalar deve ser removido da natureza o mais rápido possível?

- A incineração é um modo eficaz de descarte de resíduos hospitalar?


Questionários:
1)    Qual das alternativas abaixo indica o local correto de descarte de remédios vencidos?
a) Descartado junto com a reciclagem ou na rua.
b) Descartado em lixo doméstico comum.
c) Descartar em local indicado para remédios nas farmácias.
d) Descartar nos caminhões de lixo e reciclagem

2)    Complete a sentença:
O lixo hospitalar precisa ser descartado corretamente, pois _____________.
a) Aumentam a conservação de florestas
b) Fornecem nutrientes para o solo
c) Ajuda no aquecimento global
d) Pode transmitir doenças.

3- Das alternativas abaixo assinale a incorreta com relação ao lixo hospitalar:
a) O lixo hospitalar é um lixo comum e deve ser tratado como tal.
b) Existe um órgão público responsável pela fiscalização do lixo hospitalar.
c) O descarte incorreto do lixo hospitalar pode gerar danos.
D) Nem todo o lixo produzido em um hospital precisa ter um descarte específico.

Gráficos:

Fotos:


 Foto: Pibidianos e alunos durante a pratica da trilha
 Foto: Pibidianos e alunos durante a pratica da trilha

TEMA 5: Resíduos Domésticos
Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série: 6°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Mailon Medeiros

Conteúdos:
Foi desenvolvido no dia 22 de julho de 2017, o encontro na escola Mailon Medeiros com o tema “Resíduos Domésticos”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos as consequências do lixo produzido para o meio ambiente e o ser humano.
A atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, Pibidianos e depois alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada onde com os conteúdos abordados foram: Tipos de resíduos, Impactos ambientais devido a decomposição de resíduos, Coleta seletiva e como reutilizar esses lixos para um bem comum. Usando materiais didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a atenção dos alunos e para a percepção do desempenho dos alunos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.

Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que os alunos pudessem compreender os impactos ambientais para a saúde humana, causados pela poluição dos resíduos e propor ações coletivas para o combate da poluição nas escolas e comunidade.

Experiência:
1- A aula foi ministrada no pátio da escola, e o primeiro contato com os alunos sobre o tema, foi dispor imagens de diferentes tipos de resíduos em várias bancadas, separá-los em grupos e ter uma conversa sobre aqueles resíduos que estavam vendo, seu tempo de decomposição, e seu destino correto;
2- Mostramos as lixeiras seletivas da escola, e eles puderam ver que o resíduo estava descartado incorretamente, para ajudar a despertar a consciência de que eles podiam fazer o procedimento ser eficaz.
3- Como disposto nas imagens abaixo, fizemos vasos com garrafa PET para incentivar a reutilização de materiais juntamente com o plantio de hortaliças e árvores em geral. Levamos sementes e ensinamos como plantar.
4- Fizemos uma salada de fruta para encerrar a aula, e explicamos sobre a reutilização de lixo orgânico para fins de compostagem. 
Materiais:
·         25 Garrafas PET descartáveis, para a confecção de vasos recicláveis;
·         Imagens ilustrando resíduos presentes na classe II- A (não inertes:  matérias orgânicas, papéis, vidros e metais);
·         Uma porção de Sementes de girassol – Cedida aos alunos para realizarem o plantio;
·    Frutas - Para encerrar a aula foi feita uma salada de frutas para os alunos, podendo demonstrar os resíduos orgânicos.

 Figura 1- vasos recicláveis


Questionário:
1- Das alternativas abaixo, qual delas corresponde ao método de coleta em que os materiais são separados e posteriormente reutilizados?
a) Reciclagem
b) Cartonagem
c) Decapagem
d) Filtragem

2-Qual dos tipos de materiais a seguir leva mais tempo para decompor no ambiente?
a) Garrafa plástica
b) Garrafa de vidro
c) Madeira pintada
d) Lixo orgânico

3-O processo de compostagem é utilizado para qual tipo de resíduo?
a) Sólido e inorgânico
b) Sólido e orgânico
c) Líquido e inorgânico
d) Líquido e orgânico 

Gráficos:

Fotos: 
 Fotos: Alunos e Pibidianos durante a atividade


TEMA 6: Resíduos Tecnológicos e Industriais

Por: Guilherme de Almeida Machado, Mayara Pozza, Rafaelly de Oliveira Souza, Rayny Miranda e Sérgio Pedro Junior
Série: 8°ano – Vespertino
Escola: Colégio Estadual Cecilia Meireles

Conteúdos:
Foi desenvolvido no dia 12 de setembro de 2017 o encontro na escola Cecília Meireles, com o tema “Resíduos Tecnológicos e Industriais”. A atividade teve duração de 1 hora e abordamos as formas corretas de descarte dos resíduos tecnológicos e industriais, e os riscos que causam para a saúde humana e para o meio ambiente. A atividade se iniciou com a apresentação do projeto PIBID, os Pibidianos e depois os alunos puderam se apresentar. Em seguida, a atividade foi aplicada de forma expositiva e dialogada com os seguintes conteúdos abordados: Apresentar quais são tipos de lixos tecnológicos, Os resíduos liberados pelas indústrias, Os danos causados à saúde através do lixo tecnológico e industrial e Formas corretas de descarte dos resíduos tecnológicos e industriais; Usando materiais didáticos confeccionados pelos próprios Pibidianos para chamar a atenção dos alunos e para a percepção do desempenho dos mesmos na atividade, foram aplicados questionários prévios e posteriores à intervenção.

Objetivos:
O objetivo foi criar condições didáticas e pedagógicas para que os alunos pudessem discutir as diversas formas dos resíduos tecnológicos e industriais; compreender os impactos que o lixo tecnológico causa para o meio ambiente e a saúde e se conscientizar das diversas formas corretas de descarte de resíduos tecnológicos.

Experiência: 
1- Celular de papelão: Teve como objetivo apresentar os principais elementos químicos presentes, mostrando os problemas que podem acarretar à saúde.
2- Dinâmica: “Trilha”: Nesta atividade os alunos puderam participar de um jogo de tabuleiro adaptado chamado de trilha, na qual havia números e locais com certas perguntas referentes ao que havíamos falado para os alunos sobre o tema, em folhas de papel Kraft, formando uma trilha e um dado para ser jogado. Nesta trilha, havia cartazes de "volte e avance" espalhados. Os alunos foram divididos em 3 grupos, de 4 alunos, os quais jogavam o dado que continha números: 0, 1, 2, -1 e -2. De acordo com o número tirado no dado, os alunos andavam as casas. Ao cair na casa destinada às perguntas, tinha o direito junto com a sua equipe de respondê-la e ao acertar, avançava uma casa e o erro permanecia na casa em que estava passando a vez para o próximo grupo. Seguindo o jogo até que o grupo vencedor seria aquele que chegasse ao final.
    
Materiais:
 Foram utilizados os seguintes materiais para confecção do celular, uma caixa de papelão, um pincel atômico vermelho e folhas de papel sulfite.
·    Para descrever os principais poluentes foram usadas canetas vermelha, preta e folhas sulfite.
·        Na confecção do jogo “trilha” foram utilizados papel Kraft, pincel atômico preto, vermelho, folhas de sulfite e EVA colorido.
·         Montamos as peças utilizando garrafa PET e EVA colorido.
·         A confecção do dado foi feita a partir de uma base de papelão, cola quente, EVA colorido, fita crepe e pincel atômico preto.
 Figura 1- Celular de papelão confeccionado pelos Pibidianos
Figura 2- Cartazes da Trilha

PERGUNTAS DA TRILHA
1-    Qual o destino adequado do resíduo eletrônico? R: Encaminha-los para locais adequados como empresas e corporativas.
2-    Cite um tipo de resíduo industrial. R: Borrachas óleos
3-    Cite uma medida para um equipamento eletrônico que ainda possa ser utilizado. R: doá-lo para uma pessoa que necessite ou deseje este produto
4-    O que o descarte incorreto do resíduo industrial pode causar? R: Poluição de agua, solo e ar.
5-    Cite dois resíduos eletrônicos que podemos encontrar na nossa casa. R: computadores, celulares, televisões.
6-    Qual é o principal problema quando o resíduo eletrônico é jogado diretamente no meio ambiente? R: Podem causar prejuízos no solo e até mesmo a água
7-    Como você deve fazer o descarte correto do seu celular sem uso? R: encaminhar aos pontos de coleta
8-  Cite um elemento químico toxico que o resíduo eletrônico libera. Chumbo e mercúrio
9-  Cite uma indústria de Bandeirantes
10- Cite um possível problema ambiental que as indústrias de Bandeirantes podem causar.

Questionário:
1-  Quais são os danos causados pelo descarte incorreto dos resíduos tecnológicos?
a-  Ajudam no crescimento de árvores
b-  Podem gerar doenças e contaminar os solos
c-  Podem ser usados como combustíveis para carros
d-  Aumentam a conservação das florestas

2- Qual processo é mais efetivo para eliminação dos resíduos industriais?
a- Devem ser todos eliminados na rede esgoto.
b- São eliminados no ambiente fornecendo assim nutrientes para o solo.
c- Deve diminuir sua geração e aperfeiçoar a reciclagem dos mesmos.
d- Os resíduos são separados e direcionados ao lixão da cidade.

3- Como deve ser feito o descarte correto dos resíduos eletrônicos?
a- Podem ser entregues a empresas que os encaminham de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
b- São compostos apenas de ferro e plástico podendo ser descartados como resíduos recicláveis.
c- Devem ser separados dos resíduos orgânicos e dos recicláveis para serem entregues no mesmo local.
d- Baterias de celular e pilhas podem ser descartados no lixo comum.

Gráficos:

Fotos:

 Foto: Explicação sobre o tema


 Foto: Pibidianos e alunos

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