Tema: DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA
Conteúdos:
A aula foi aplicada na escola Cecilia
Meireles sobre o tema “Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya” para o 7º ano,
com um total de dez alunos, que durou cerca de 1 h e 30 minutos. Iniciamos a aula
definindo as doenças, conceituando as principais características delas,
juntamente com seus sintomas, em que diferenciamos cada um deles. Como o
intuito do PIBID é baseado em educação ambiental, apresentamos aos alunos
questões ambientais relacionadas a essas doenças e suas profilaxias, além do
tratamento adequado, conscientizando-os no combate a essas doenças.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam definir as doenças
transmitidas pelo Aedes aegypti, seus
sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente juntamente a sua profilaxia
e tratamento. Possibilitando
aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância de se prevenir contra essas
enfermidades.
Experiência:
Para desenvolver a
curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado
uma prática pelos Pibidianos, pois o intuito do projeto é realizar atividades
diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do
tema abordado.
A atividade prática foi uma
competição entre os alunos para encontrar focos do mosquito, Aedes aegypti no ambiente escolar. Para
esta atividade, antes de iniciarmos a aula, foram espalhados os principais
focos do mosquito por toda a escola e em seguida dividimos os alunos em dois
grupos. Em cada foco havia duas cores diferentes de bandeiras verde e azul especificas
para cada grupo, cujos focos, no momento da retirada, juntamente retirava-se a
bandeira referente, o grupo que encontrasse a maior parte dos focos era o
vencedor.
Materiais:
Na realização da prática foram
utilizados os seguintes materiais: vasos de flor com água e sem areia, saco de
lixo aberto, garrafas vazias de cabeça para cima, copos destampados, tampinhas
de garrafas com água, latinhas de refrigerante com água, bandeiras feitas com
TNT.
Imagem 1: um dos focos do mosquito Aedes aegypti
Imagem 2: apresentação dos conteúdos
Imagem 3: alunos
observando a explicação na coleta dos
focos
Imagem 4: alunos observando a explicação na
coleta dos focos
Questionário:
1 1)
Qual
o nome da doença que tem como sintoma a conjuntivite?
a)
Dengue.
b)
Zika.
c) Chikungunya.
d)
Esquistossomose.
2 2)
Em
qual alternativa abaixo há chance do Aedes
aegypti se reproduzir?
a)
Caixa d’água destampada, calha entupida e água corrente.
b)
Pneus com água, garrafa fechada, caixa d’água tampada.
c)
Calha entupida, pneus com água e pratos de plantas com areia.
d) Caixa d’água destampada, pneus com água e calha entupida.
3 3)
Sabemos
que a microcefalia é uma doença transmitida pelo (a):
a) Mosquito Aedes aegypti.
b) Caramujo africano.
c) Mosca.
d) Animais de estimação.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
Tema: ESQUISTOSSOMOSE ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos:
Nesta aula abordamos o tema esquistossomose,
onde aplicamos o conteúdo no Colégio Estadual Mailon Medeiros, para dezenove
alunos do 9º ano. Com duração de 1h e 30 minutos. Definimos a doença juntamente
apresentando os seus sintomas, bem como a sua profilaxia, além disso
apresentamos um cartaz com o ciclo do verme Schistossoma
mansoni e por fim, relacionamos este ciclo com o ambiente e mostramos a
eles os locais mais propícios para seu desenvolvimento.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam presentar
as principais características da doença, seus sintomas, os ambientes do
município propícios e sua profilaxia, conscientizando os alunos sobre a
gravidade da doença.
Experiência:
Em grupo, confeccionamos um cartaz
explicando o ciclo do transmissor da esquistossomose, que consiste em um
hospedeiro intermediário o caramujo e um hospedeiro definitivo o ser humano.
Também elaboramos uma atividade interativa, em que os alunos divididos em dois
grupos iriam montando o ciclo da esquistossomose na cartolina com as figuras do
ciclo que levamos e por fim, levamos amostra do caramujo para eles observassem na
lupa como é este animal.
Materiais:
Na realização da prática foram
utilizados os seguintes materiais: cartaz feito com cartolina sobre o ciclo da
esquistossomose, figuras do ciclo, amostra do caramujo.
Imagem 1: cartaz
sobre o ciclo da esquistossomose
Imagem 2: alunos montando o ciclo da esquistossomose
no cartaz
Imagem 3: cartaz sobre o ciclo da esquistossomose
Montado pelos alunos
Imagem 4: observação do
caramujo na lupa.
Questionário:
1.
Assinale
a alternativa que corresponde ao hospedeiro intermediário do parasita causador
da esquistossomose.
a)
Gafanhotos.
b)
Baratas.
c)
Caramujos
d)
Moscas.
2.
Quais
das opções não é um sintoma da esquistossomose?
a)
Dor nos olhos.
b)
Febre.
c)
Tosse
seca.
d)
Náuseas.
3.
Das
alternativas abaixo, qual a indicada para se prevenir a esquistossomose?
a)
Lavar
as mãos a cada três horas.
b)
Tampar
caixas d’água.
c)
Fazer
exercícios físicos.
d)
Saneamento básico.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
Tema: TOXOPLASMOSE
Conteúdos:
A aula foi aplicada na escola Mailon
Medeiros para os alunos do o 8º ano, apresentamos o tema Toxoplasmose, com um
total de vinte e um alunos, que durou cerca de 1h e 30 minutos. Iniciamos a
aula definindo as doenças, juntamente com seus sintomas, em que diferenciamos
cada um deles. E como o intuito do programa PIBID é baseado em educação
ambiental, apresentamos aos alunos questões ambientais relacionadas a doença e
sua profilaxia, além do tratamento adequado. Conscientizando os alunos no
combate e prevenção dessa doença.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam
apresentar as principais características da doença, seu agente causador e o
modo de transmissão, descrevendo os sintomas, juntamente com a relação do
ambiente, que por sua vez, influencia na transmissão, enfatizando o
diagnóstico, tratamento e profilaxia.
Experiência:
Realizamos com eles uma atividade prática com o objetivo de fixação do
conteúdo e interação. A atividade foi a seguinte: levamos diversas figuras com
relação ao conteúdo e cartolinas. A sala foi dividida em dois grupos, onde cada
um possuía uma cartolina em que, conforme um Pibidiano iria fazendo as perguntas
relacionadas a toxoplasmose, cada grupo iria colando as figuras com as
respectivas respostas. O grupo que acertou mais as respostas foi o vencedor.
Materiais:
Na realização da prática foram utilizados os seguintes
materiais: cartolinas e figuras relacionadas a toxoplasmose.
Imagem 1:
apresentação do conteúdo.
Imagem 2: Realização
da atividade prática.
Imagem 3: Realização
da atividade.
Imagem 4: atividade
prática realizada.
Questionário:
1 1) Dentre as questões abaixo assinale
aquela que NÃO é uma consequência da toxoplasmose:
a)
Febre.
b)
Dor
nos músculos.
c)
Depressão.
d)
Fadiga.
2 2)Sobre a propagação da Toxoplasmose, em
qual alternativa todos os itens estão corretos:
a)
Durante
a gravidez, picadas de insetos e contatos com fungos.
b)
Agua contaminada, picadas de insetos e durante a gravidez.
c)
Picadas
de insetos, agua contaminada e ser mordido por um cachorro.
d)
Agua
contaminada, durante a gravidez e tomar chuva.
3 3)No caso de apresentar os sintomas da
Toxoplasmose, o que se deve fazer primeiro:
a)
Ir ao médico.
b)
Tomar
antibióticos.
c)
Não
engravidar.
d)
Pedir
ajuda para um amigo.
Após aplicarmos os
questionários obtivemos os seguintes resultados:
Tema: FEBRE MACULOSA
Conteúdo:
Esta aula foi apresentada na escola
Cecilia Meirelles para os alunos do 6º ano, contendo nove alunos e com duração
de uma 1h e 30 minutos. Tivemos como tema dessa aula a febre maculosa e a
apresentamos em forma de teatro com fantoches. Abordamos dentro do roteiro a
definição da doença, as características do carrapato transmissor e os sintomas,
relacionando o agente transmissor com o meio ambiente, mostrando as formas de
se prevenir e tratar a doença.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam
definir a doença, apontando as principais características do carrapato
transmissor e os sintomas, dando ênfase na relação do agente transmissor com o
meio ambiente, conscientizando os alunos no controle desse vetor, utilizando
uma forma mais didática, ou seja, em forma de teatro. E devido ao ano em que estávamos trabalhando
utilizando linguagens simples e compreensíveis.
Experiência:
Essa atividade prática foi então o
teatro de fantoches, e nesse roteiro estava presente os seguintes personagens:
uma paciente infectada, um vetor, um médico e um hospedeiro, que se encontravam
em um ambiente propicio aos vetores da doença. Depois do teatro fizemos uma
breve discussão com os alunos, tirando suas dúvidas e complementando o assunto,
em seguida mostramos o carrapato transmissor, ou seja, o “carrapato estrela”.
Ao final servimos bolo aos alunos, pois na história do teatro havia menção a
uma tia que adorava fazer bolos. Em seguida mostramos aos alunos o carrapato
transmissor. Os alunos compreenderam o conteúdo de uma forma mais interativa e,
devido ao grau de escolaridade foi que escolhemos este método para falar de uma
forma mais simples e compreensível.
Materiais:
Na realização do teatro foram
utilizados os seguintes materiais: casa de fantoches feita com papelão, TNT,
tinta de tecido, E.V.A; figuras relacionadas ao ambiente citado no teatro;
amostra do carrapato transmissor.
Imagem 1: casa de
fantoches.
Imagem 2: fantoches.
Imagem 3: observação
do carrapato transmissor.
Imagem 4: finalização
do teatro.
Questionário:
1-
A febre maculosa é causada por um (a):
a)
Aranha.
b)
Gato.
c)
Mosquito.
d)
Bactéria.
2-
Os sintomas mais característicos da febre maculosa são:
a)
Dor no corpo, calafrios, dor de cabeça, edema nos olhos e
infecção.
b)
Febre, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios e edema nos
olhos.
c)
Dor de cabeça, calafrios, dor no corpo, febre e depressão.
d)
Calafrios, febre, dor no corpo, edema nos olhos e sono
excessivo.
3-
Mesmo com um tratamento tardio da doença, o que NÃO aconteceria:
a)
Perca de um membro do corpo.
b)
Levar à óbito.
c)
Comprometimento do sistema nervoso.
d)
Graves complicações
Após aplicarmos os
questionários obtivemos os seguintes resultados:
Tema: ANIMAIS PEÇONHENTOS
Conteúdos:
Nesta
aula abordamos o tema sobre animais peçonhentos, focando no principal o “escorpião
amarelo” por ser o mais frequente no município de Bandeirantes PR, para os
alunos do 8º ano da escola Mailon Medeiros totalizando doze alunos, com duração
de 1h e 30 minutos. Na aula falamos os conceitos básicos sobre o escorpião,
apresentando os sintomas de sua picada, as relações desse animal com o meio
ambiente em que vivemos, além do tratamento e profilaxia.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam apresentar
as características do escorpião, expondo os sintomas de sua picada,
relacionando a presença do animal com o ambiente e informar o tratamento e o
combate ao animal.
Experiência:
Como
atividade prática, fizemos 24 perguntas relacionadas ao conteúdo aplicado,
então levamos os alunos ao pátio da escola e fizemos um círculo com eles. A
atividade era o seguinte: os pibidianos pegaram uma bola e colocaram uma música
para tocar, dessa forma, os alunos tinham que passar de mão em mão a bola e,
quando a música parasse o aluno que estava com a bola teria que responder a uma
pergunta. Se ele acertasse continuava na brincadeira, se não, ele saía. Ao
término da atividade, mostramos o escorpião amarelo para que os alunos
observassem suas estruturas.
Materiais:
Na
realização da atividade foram utilizados os seguintes materiais: bola,
perguntas relacionadas ao conteúdo, amostra do escorpião amarelo.
Imagem
1: parte teórica da aula.
Imagem
2: amostra de escorpiões.
Imagem
3: explicação das estruturas do escorpião e sua espécie.
Imagem
4: atividade prática.
Questionário:
1 1)Quais
das alternativas NÃO é uma manifestação sistêmica da picada do animal
peçonhento:
a)
Hipertensão
arterial.
b)
Taquicardia.
c)
Diarréia.
d)
Vômito.
2)Para evitar acidentes NÃO se deve:
a)
Deixar a sujeira acumular o máximo possível.
b)
Evitar
acúmulo de materiais como: lenha,
tijolos e pedras.
c)
Manejo
adequado do lixo.
d)
Cuidados
de higiene das residências.
3) Qual
o nome do gênero do principal escorpião ligado aos acidentes:
a)
Aedes.
b)
Silvestres.
c)
Gondii.
d)
Tityus.
Após aplicarmos os
questionários obtivemos os seguintes resultados:
Tema: ESQUISTOSSOMOSE ENSINO MÉDIO
Conteúdos:
A
aula foi sobre a esquistossomose, para os alunos do 3º ano do ensino médio
noturno, do Colégio Estadual Mailon Medeiros, com um total de doze alunos, com
duração de 50 minutos. Apresentamos as principais características da doença e
seus sintomas, os ambientes do município propícios a maior frequência e sua
profilaxia, conscientizando-os sobre a gravidade da doença.
Objetivos:
Os
objetivos dessa atividade seriam apresentar as principais características da
doença juntamente com seus sintomas, relacionando os ambientes do município
propícios à doença, além do tratamento e profilaxia, conscientizando sobre a
importância de se prevenir.
Experiência:
Como
o PIBID tem o intuito de elaborar atividades interativas, realizamos como
atividade prática a amostra do caramujo hospedeiro. Os alunos fizeram várias
perguntas no decorrer da aula, porém, eles não tinham um certo conhecimento da
alta frequência de casos confirmados no município de bandeirantes.
Materiais:
Na
realização da atividade foram utilizados os seguintes materiais: amostra do
caramujo hospedeiro.
Imagem 1: apresentação dos conteúdos.
Imagem 2: amostra do caramujo hospedeiro.
Imagem 3: pibidianos.
Imagem 4: término da atividade.
Questionário:
1 1) Como a
esquistossomose é conhecida popularmente?
a)
Barriga d’água.
b)
Toxoplasmose.
c)
Dengue.
d)
Amarelão.
2 2) Qual é o agente
causador da esquistossomose?
a)
Toxoplasma gondii.
b)
Aedes aegypti.
c)
Schistossoma mansoni.
d)
Aedes albopictus.
3) Assinale a
alternativa abaixo que contém o principal sintoma da esquistossomose:
a)
Aumento do braço.
b)
Cegueira.
c)
Surgimento de verrugas.
d)
Aumento do baço e fígado.
Após aplicarmos os questionários
obtivemos os seguintes resultados:
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