terça-feira, 21 de novembro de 2017

ATIVIDADES 2017 PIBID BIOLOGIA UENP/CLM - GRUPO 1

ATIVIDADES 2017 PIBID BIOLOGIA UENP/CLM – GRUPO 1 (Lara, Layanne, Maria Eduarda, Maria Lygia, Wesley).

Tema: Poluição Atmosférica

1.1      Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 13 de junho de 2017, sobre o tema “Poluição Atmosférica” para o 6º ano do ensino fundamental II, com um total de 21 alunos, que durou cerca de 50 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos início ao conteúdo conceituando poluição atmosférica e suas causas, exemplificando suas principais fontes poluentes existentes na atmosfera, as consequências para os seres vivos, para o meio ambiente e conscientizando-os no combate à poluição.

1.2      Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram apresentar o conceito de Poluição atmosférica, suas principais causas e fontes poluentes, de modo a discutir seus efeitos nos seres vivos e no ambiente, juntamente com as ações que possam reduzir este tipo de poluição. Alertando sobre a poluição por queimadas na cidade de Bandeirantes – PR, possibilitando aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância de se prevenir e combater às queimadas.

1.3      Experiência:
Para despertar a curiosidade, o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foram realizadas duas práticas pelos Pibidianos, pois o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira atividade prática foi a simulação de uma queima de cana-de-açúcar ao redor da cidade de Bandeirantes – Pr. Uma maquete representando uma pequena parte da cidade foi feita, e com um incenso representamos a fumaça das queimadas. Durante a queima, perguntamos aos alunos como eles se sentiam diante das queimadas e como eles percebiam a umidade do ar.
A segunda atividade prática foi uma simulação de chuva ácida, usando uma flor de pétalas escuras, uma vela e enxofre. A flor foi colocada em um pote de vidro juntamente com o enxofre aquecido pela vela. O pote foi tampado e foi esperado cerca de 5 minutos. Foi possível observar a mudança da cor das pétalas, em que o enxofre (que representava os gases poluentes) modificou o pH do ambiente.  Com essa prática, explicamos que a água é naturalmente ácida, mas que devido ao agravante dos gases poluentes advindos da queima de combustíveis fósseis em indústrias e veículos automotivos, o pH da chuva fica mais baixo, tornando-a ainda mais ácida e levando à contaminação de rios, lagos, águas subterrâneas e consequentemente a morte de peixes. Além de fazer com que haja o surgimento de inúmeras doenças respiratórias.

1.4      Materiais/fotos:

Na realização da palestra foi utilizado equipamento multimídia e para a prática utilizados os seguintes materiais: pote de vidro, vela, enxofre, rosa de pétalas escuras, maquete e incenso.


Imagem 1: Representação da queima de cana-de-açúcar no município de Bandeirantes - PR

Imagem 2: Simulação de Chuva Ácida

Imagem 3: Simulação de Chuva Ácida


Imagem 4: Simulação de Chuva Ácida



1.5      Questionário

1. O excesso de queima de combustíveis pode ter como consequência:

a) Diminuição de chuvas.
b) Aumento do efeito estufa.
c) Baixo nível dos oceanos.
d) Diversidade ambiental.

2. Entre as alternativas abaixo, marque a única que NÃO relata uma
forma de diminuir a poluição atmosférica:

a) Cumprir as leis sobre emissão de gases.
b) Incentivar a criação de tecnologias menos poluentes.
c) Diminuição de carros nas ruas.
d) Diminuir áreas verdes nas cidades.

3. Quais os efeitos causados pela poluição atmosférica?

a) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
b) Aumento na produtividade de alimentos.
c) Perda de memória e melhoras na pele.
d) Crescimento de espécies de flores novas.


1.6      Gráficos

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:



1.7      Fotos da intervenção

          
Imagem 5:  Alunos prestando atenção na explicação dos conteúdos.

       Imagem 6:  Alunos prestando atenção na explicação dos conteúdos.

        Imagem 7: Pibidianos e Alunos.

Tema: Poluição Sonora e Visual

1.1      Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 20 de junho de 2017, sobre o tema “Poluição Sonora e Visual” para o 8º ano do ensino fundamental II, com um total de 34 alunos, que durou cerca de 50 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos início ao conteúdo conceituando poluição atmosférica, explicando quando e como ocorre esses tipos de poluições, juntamente com os efeitos e prejuízos causados na saúde e no meio ambiente, bem como medidas preventivas para eliminar e/ou reduzir os impactos causados, conscientizando os alunos no combate à estas poluições.

1.2      Objetivos:
A palestra se baseou em apresentar a definição de Poluição sonora e visual, quando e como elas ocorrem, de modo a discutir seus efeitos e prejuízos nos seres vivos e no ambiente, juntamente com as ações que possam reduzir os efeitos nocivos desses tipos de poluições.

1.3      Experiência:
O Pibid tem como intuito levar a temática da Educação Ambiental até as escolas de uma forma mais interativa e diferenciada. Nesse sentido, para esta palestra os pibidianos realizaram três práticas, para que os alunos pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira atividade prática foi “simulação de Poluição sonora e visual no ambiente escolar”. Os Pibidianos colocaram panfletos, banners, jornais, propagandas tudo em excesso dentro da sala de aula, mostrando aos alunos o quanto isso incomoda e as vezes passa despercebido, uma vez que é considerado um tipo de poluição. O intuito era causar impacto na chegada dos alunos na sala de aula, este que por sua vez foi concebido, pois os alunos realmente se sentiram mal ao ver tanta poluição. E assim, dar mais valor em um ambiente limpo e agradável.
Na segunda atividade prática, foi distribuído uma folha sulfite aos alunos com dois círculos desenhados, onde foi pedido para que eles no primeiro círculo colocassem o que os incomodavam em sala de aula e o que consideravam como poluição sonora e visual naquele determinado ambiente. E posteriormente os alunos foram levados ao pátio da escola, para que colocassem no segundo círculo a mesma coisa, porém, agora em um ambiente diferente. Esta atividade teve a proposta de mostrar quais fontes estão causando algum desses tipos de poluições, do ponto de vista dos alunos, para que em seguida eles pudessem discutir isso em sala de aula a partir dos questionamentos feitos pelos Pibidianos.
Em seguida, os alunos retornaram a sala de aula para a aplicação da terceira atividade prática. Na sala de aula, eles foram questionados com relação as anotações e realmente foram obtidas informações relevantes através das respostas desta atividade.
Na terceira atividade prática, foram distribuídos testes rápidos para os alunos responderem. No decorrer da realização dos testes, os Pibidianos colocaram diversos tipos de sons em diferentes alturas, para demonstrar que o som em excesso altera a concentração das pessoas. Desta forma, os alunos não obtiveram êxito na realização dos testes, cumprindo com nosso objetivo para a atividade, o qual era realmente eles não conseguirem realizar os testes por perderem a atenção devido aos barulhos em excesso ao seu redor. Após esta atividade, o questionário posterior foi aplicado no intuito de saber o grau de assimilação dos conteúdos.

1.4      Materiais/Fotos:
Na realização da palestra foi utilizado equipamento multimídia, quadro de giz. Para a primeira prática foram utilizados os seguintes materiais: anúncios, banners, jornais, revistas, para a segunda prática, foram utilizados papel sulfite e para a terceira prática: músicas, caixas de som e notebook.

Imagem 1: “simulação de poluição sonora e visual no ambiente escolar”.

1.5      Questionário
1. A poluição visual pode ser definida como:

a)  As buzinas de carros exageradas e músicas altas.
b)  Excesso de elementos que causam desconforto visual.
c)  O reaproveitamento de resíduos domésticos.
d)  Os barulhos de construções civis e cachorros latindo.

2.    Qual das alternativas abaixo representa poluição visual e sonora, respectivamente:

a)  Barulho de cachoeira e do mar.
b)  Reciclagem e compostagem.
c)  Animais e plantas diversas.
d)  Panfletagem e música alta.

3. Que consequências estas poluições podem causar aos seres vivos:

a)  Baixa imunidade e febre.
b)  Estresse e ansiedade.
c)  Criatividade e atenção.
d)  Desmaios e coceira.

1.6      Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:



1.7      Fotos da intervenção


Imagem 2: Alunos realizando a prática dos círculos.



Imagem 3: Alunos realizando a prática dos círculos.




Imagem 4: Alunos respondendo aos testes rápidos expostos aos sons em excesso.

Imagem 5: Pibidianos.

Imagem 6: Pibidianos e Alunos.


 Tema: Poluição da Água e dos Solos

1.1      Conteúdos:
A palestra foi ministrada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 27 de junho de 2017, sobre o tema “Poluição da Água e dos Solos” para o 7° ano do ensino fundamental II, tendo um total de 26 alunos com duração de 50 minutos, no período matutino.
Para iniciar, os Pibidianos se apresentaram e mostraram o que é o projeto PIBID e logo após, aplicaram o questionário prévio, afim de saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi falado a importância da água e do solo, juntamente com a poluição de ambos, mostrando os impactos desses tipos de poluição para os seres vivos e para o meio ambiente, pontuando os principais poluentes e por fim, levantando algumas medidas preventivas para reduzir essas poluições. Dentro dessas explicações, foi aplicado as práticas exemplificando características da água e do solo, e no final o questionário posterior.

1.2      Objetivos:
Os objetivos desse tema foram apresentar a importância da água e do solo, abordando como ocorre a poluição dos mesmos. Assim enfatizando os impactos causados nos seres vivos e no meio ambiente, mostrando as principais fontes poluentes, para que eles fiquem cientes de que pequenas coisas já podem causar grandes complicações ao ambiente, dessa forma, levantando medidas preventivas que possam reduzir esses impactos. De modo a alertar com relação aos riscos que esses contaminantes podem levar para os solos e águas da região de Bandeirantes – PR.

1.3      Experiência:
Para uma melhor fixação do tema, os pibidianos realizaram duas práticas, uma relacionada ao solo chamada “Permeabilidade dos solos” e outra relacionada a água chamada “Rio poluído: como prevenir”. Já que o intuito do projeto PIBID é levar o conteúdo de uma forma mais interativa e diferenciada.
A primeira prática foi a “Permeabilidade dos solos”, simulando, qual dos três tipos de solo é melhor para plantio e para retenção e passagem da água. Foi utilizado três garrafas pets, cortadas o gargalo e colocado de ponta para baixo formando um funil. Neste funil foi colocado um pouco de algodão e em cima do algodão foi adicionado um tipo de solo. Uma garrafa pet continha solo humoso, a outra o argiloso e por último o arenoso.
Depois de organizado, foi adicionado água ao mesmo tempo em todos as garrafas, afim de saber, qual solo tem uma melhor permeabilidade, capacidade de filtração e/ou retenção.
Durante a prática foi levantado questionamentos aos alunos sobre qual solo é mais permeável, houve várias divergências nas respostas, mas ao final, o solo humoso é o mais permeável.
Na segunda atividade prática “Rio poluído: como prevenir”, simulando algumas medidas preventivas que os alunos pudessem aplicar na prática e limpar o rio poluído. Os alunos foram dispostos em dois grupos. Um grupo ficou representando o rio poluído com diversos agentes poluentes enquanto o outro grupo ficou como medidas preventivas, estes tinham autonomia de limpar a respectiva poluição do rio.
A prática consistia em várias perguntas sobre a mesa com imagens impressas de medidas preventivas, os alunos do grupo das medidas preventivas, pegavam uma pergunta relacionada a algum agente poluente do grupo dos alunos do rio poluído. Neste contexto, os alunos tinham que ser capazes de identificar qual poluente seria e também qual a melhor medida preventiva, os alunos foram bastante participativos, isso gerou uma motivação por parte dos mesmos, pois gostavam de acertar as perguntas e mostrar as medidas preventivas.

1.4      Materiais/fotos:
Na realização da parte teórica foi utilizado equipamento multimídia e quadro de giz. Para prática 1 foi utilizado: garrafas PETS, algodão e diferentes tipos de solos e para prática 2: materiais que poluem os rios e imagens impressas sobre as medidas a serem tomadas para prevenir a poluição da água.

Imagem 1: Representação da permeabilidade dos deferentes tipos de solos

Imagem 2: Representação da permeabilidade dos deferentes tipos de solos


1.5      Questionário

1)            Marque a única alternativa abaixo que NÃO indica uma consequência da poluição no mar por petróleo:
a) Morte de várias espécies de peixes.
b) Diminuição da pesca na região.
c) Morte de aves marinhas.
d) Aumento da taxa de fotossíntese das algas.

2)            Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, NÃO devemos:
a)  Evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água.
b)  Incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
c)   Exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
d) Estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

3)            A poluição do solo pode ser entendida como:
a)  Qualquer alteração que descaracterize o solo de sua estrutura natural.
b) Jogar papéis sobre a terra.
c) Deixar de aguar o solo fértil.
d) Plantar demais no solo e não o deixar respirar.

1.6      Gráficos

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:



1.7 Fotos da intervenção

         

   Imagem 3: Atividade prática do Rio poluído: como prevenir



     
Imagem 4: Alunos respondendo aos questionários


Tema: Resíduos Hospitalares

1.1      Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual Cecília Meireles no dia 04 de Julho de 2017, sobre o tema “Resíduos Hospitalares” para o 8° ano do ensino fundamental, contento um total de 23 alunos que durou cerca de 1h e 30 minutos.
Iniciou-se a palestra apresentando o projeto PIBID e os pibidianos, bem como sua finalidade. Logo após começaram as atividades, aplicando um questionário prévio, para obter um resultado do quanto eles sabem sobre o assunto.
Depois do questionário iniciou-se a palestra, conceituando os resíduos hospitalares, quais os tipos de resíduos que englobam nessa vertente, as classes em que eles pertencem, o grau de periculosidade, mostrando o descarte correto desses materiais, juntamente com as medidas preventivas sobre o manejo adequado do mesmo. Ao final foi aplicado o questionário posterior, para saber o quanto eles assimilaram o conteúdo.

1.2      Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram apresentar aos alunos o que são resíduos hospitalares, enfatizando a classificação dos grupos de menor risco até os de maiores riscos. Com isso, a necessidade de explicar onde estes resíduos devem ser descartados é de suma importância, pois algum aluno pode ter algum parente que trabalhe em ambientes que possuem esses tipos de resíduos, e assim, o aluno pode passar a informação.
E também mostrar quais os riscos que cada resíduo pode acarretar foi relevante. O tema foi importante, pois dessa forma, os alunos ficam alertados sobre como descartar adequadamente tais resíduos, se acaso um dia se deparar com a situação.
1.3      Experiência:
Para que a palestra fluísse de forma dinâmica e se fixasse de forma eficiente aos alunos, os Pibidianos fizeram uma atividade prática bastante interativa entre os alunos. Foram confeccionadas cinco histórias relacionadas a classificação dos resíduos hospitalares, sendo esta “potencialmente infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfuro cortantes”.
As histórias foram colocadas dentro de um envelope onde, foi adicionado também peças de quebra cabeça. Esses quebra-cabeças, foram confeccionados com papel cartão e folha sulfite, cada quebra-cabeça era uma imagem relacionada ao grupo de resíduo respectivo da história.
A prática consistia da seguinte forma, depois da explicação de toda a parte teórica, a sala foi dividida em cinco grupos e cada um recebeu um envelope e dentro do envelope havia a história e as peças do quebra-cabeça. Eles tinham que ler a história em voz alta para que todos soubessem, ao final da história os alunos do grupo tinham que ser capazes de identificar qual era o tipo de resíduo e o seu respectivo descarte.
Logo após a resposta, eles tinham que montar o quebra-cabeça do resíduo que estava na história, em conjunto com os seus colegas. Ao final houve uma exposição em sala de todos os quebra-cabeças montados. Essa atividade despertou muito a curiosidade e o trabalho em grupo dos alunos.

1.4      Materiais/Fotos:
Para parte teórica, utilizamos: quadro de giz, cartolina e desenhos em papel. Para prática: utilizamos folha sulfite, papel cartão, tesoura e cartolina.




Imagem 1: Quebra-cabeça resíduos perfuro cortantes 



 Imagem 2: Quebra-cabeça resíduos comuns

           

Imagem 3: Quebra-cabeça resíduos potencialmente infectantes



        

Imagem 4: Quebra-cabeça res íduos radioativos

        

Imagem 5: Quebra-cabeça resíduos químicos


1.5      Questionário

1)  Assinale a alternativa em que todos os itens são Resíduos Hospitalares:

a)  Documentos, seringas e agulhas.
b)  Alimentos servidos no hospital, seringas, luvas.
c)  Gesso, medicamentos vencidos, canetas usadas.
d)  Lâminas, frascos de detergente e gazes

2)  Marque a opção correta. A definição de Resíduo Hospitalar é:

a)  É todo e qualquer resíduo que possa estar contaminado.
b)  É o resíduo não contaminado advindo de um hospital.
c)  É todo e qualquer resíduo que está dentro de um hospital.
d)  É o resíduo da área da saúde, podendo ser contaminado ou não.

3)  Sobre o descarte dos resíduos hospitalares, marque a opções errada

a)   Materiais comuns como plástico, isopor e papelão podem ser reciclados.
b)   Restos orgânicos e comidas podem ser descartados no lixo doméstico e serem encaminhados para o aterro sanitário comum.
c)   Os remédios vencidos podem ser jogados no lixo comum ou ser despejado no ralo ou vaso sanitário.
d)   Seringas de diabéticos devem ser armazenadas em um pote e ser entregues na unidade de saúde.


1.6      Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:


1.7      Fotos da intervenção

         

Imagem 6: Alunos montando quebra-cabeça.
          

Imagem 7: Alunos montando quebra-cabeça.




Imagem 8: Alunos montando quebra-cabeça.



Imagem 9: Alunos montando quebra-cabeça.



Imagem 10: Alunos observando os quebra-cabeças depois de montados.

Imagem 11: Pibidianos e alunos participates
       

Tema: Resíduos Tecnológicos e Industriais


1.1      Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 11 de Julho de 2017, sobre o tema “Resíduos Tecnológicos e Industriais” para o 9° ano do ensino fundamental, contendo um total de 16 alunos e durou cerca de 50 minutos.
Iniciamos a palestra nos apresentando e mostrando a finalidade do projeto PIBID. As atividades se iniciaram com a aplicação do questionário prévio, para obter um resultado do quanto eles sabiam sobre o assunto.
Depois do questionário iniciou-se a explicação do conceito de resíduos tecnológicos e industriais, bem como os seus tipos, juntamente com os problemas dos metais pesados contidos nesses resíduos em relação a fauna aquática, as doenças causadas e como prevenir. Em seguida foi aplicado o questionário posterior, para saber o quanto eles assimilaram o conteúdo abordado.

1.2      Objetivos:
Os objetivos desta palestra tiveram o intuito de apresentar as características sobre resíduos tecnológicos e industriais junto aos tipos de materiais correspondentes, relacionando-os com a fauna aquática, além dos metais pesados que estão presentes neles, evidenciando as doenças causadas, enfatizando a prevenção e a profilaxia.

1.3      Experiência:
A explicação dos conteúdos se deu de uma forma muito interativa, a qual se deu por meio de vídeos. Conforme cada vídeo era mostrado, os Pibidianos ao término deles iam complementando e tirando as dúvidas dos alunos. No decorrer das explicações foi servido pipoca, ou seja, o propósito era tornar a palestra uma ambiente agradável, como um “cinema”. Os vídeos mostravam a diferença de “lixo” e “resíduo”; mostrou também o exemplo de um acidente com metal pesado, que foi o caso do Césio, onde levamos a medida dele em sal para mostrar o quão pouco foi de Césio que causou tanta contaminação; mostrou também quais são os metais existentes nesses tipos de resíduos amarrando com a química, onde levamos a tabela periódica para aprofundar mais o conhecimento deles quanto a isso; entre outras coisas. Foram levados vários celulares, pilhas, baterias, ou seja, mostrando quais são esses resíduos. Após o término da explicação, os alunos foram levados ao pátio da escola para fazer uma gincana com perguntas e respostas utilizando bexigas. Os alunos foram divididos em dois grupos e teriam que correr, pegar uma bexiga que continha uma questão relacionada ao assunto. Quem terminasse todas as perguntas respondendo corretamente ganhava a competição. Essa atividade despertou muito a curiosidade e o trabalho em grupo dos alunos. Após a realização dessa prática, os alunos retornaram a sala de aula onde foi aplicado o questionário posterior.

1.4      Materiais/Fotos:

Para a realização da palestra foram utilizados os seguintes materiais: Quadro de giz; notebook; vídeos; perguntas impressas; bexigas; caixas de som; tabela periódica; medida do Césio em sal; exemplos de resíduos tecnológicos e industriais (pilhas, celulares, baterias).

Imagem 1: Bexigas contendo perguntas para a realização da gincana.

1.5      Questionário

1)  Assinale a alternativa em que todos os itens são Resíduos Hospitalares:

a)  Documentos, seringas e agulhas.
b)  Alimentos servidos no hospital, seringas, luvas.
c)  Gesso, medicamentos vencidos, canetas usadas.
d)  Lâminas, frascos de detergente e gazes

2)  Marque a opção correta. A definição de Resíduo Hospitalar é:

a)  É todo e qualquer resíduo que possa estar contaminado.
b)  É o resíduo não contaminado advindo de um hospital.
c)  É todo e qualquer resíduo que está dentro de um hospital.
d)  É o resíduo da área da saúde, podendo ser contaminado ou não.

3)  Sobre o descarte dos resíduos hospitalares, marque a opções errada

a)   Materiais comuns como plástico, isopor e papelão podem ser reciclados.
b)   Restos orgânicos e comidas podem ser descartados no lixo doméstico e serem encaminhados para o aterro sanitário comum.
c)   Os remédios vencidos podem ser jogados no lixo comum ou ser despejado no ralo ou vaso sanitário.
d)   Seringas de diabéticos devem ser armazenadas em um pote e ser entregues na unidade de saúde.

1.6      Gráficos

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:


1.7 Fotos da intervenção
     
Imagem 2: Grupos se preparando para o início da gincana.

Imagem 3: Alunos realizando a gincana de perguntas e respostas.



  

Imagem 4: explicação

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