ATIVIDADES 2017 PIBID
BIOLOGIA UENP/CLM – GRUPO 1 (Lara, Layanne, Maria Eduarda, Maria Lygia, Wesley).
Tema: Poluição Atmosférica
1.1
Conteúdos:
A
palestra foi aplicada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 13
de junho de 2017, sobre o tema “Poluição Atmosférica” para o 6º ano do ensino
fundamental II, com um total de 21 alunos, que durou cerca de 50 minutos.
Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as
atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos início ao
conteúdo conceituando poluição atmosférica e suas causas, exemplificando suas
principais fontes poluentes existentes na atmosfera, as consequências para os
seres vivos, para o meio ambiente e conscientizando-os no combate à poluição.
1.2 Objetivos:
Os
objetivos dessa atividade foram apresentar o conceito de Poluição atmosférica,
suas principais causas e fontes poluentes, de modo a discutir seus efeitos nos
seres vivos e no ambiente, juntamente com as ações que possam reduzir este tipo
de poluição. Alertando sobre a poluição por queimadas na cidade de Bandeirantes
– PR, possibilitando aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância
de se prevenir e combater às queimadas.
1.3 Experiência:
Para despertar a curiosidade, o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foram realizadas duas práticas pelos
Pibidianos, pois o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com
os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira atividade prática foi a simulação
de uma queima de cana-de-açúcar ao redor da cidade de Bandeirantes – Pr. Uma
maquete representando uma pequena parte da cidade foi feita, e com um incenso
representamos a fumaça das queimadas. Durante a queima, perguntamos aos alunos
como eles se sentiam diante das queimadas e como eles percebiam a umidade do
ar.
A segunda atividade prática foi uma simulação
de chuva ácida, usando uma flor de pétalas escuras, uma vela e enxofre. A flor
foi colocada em um pote de vidro juntamente com o enxofre aquecido pela vela. O
pote foi tampado e foi esperado cerca de 5 minutos. Foi possível observar a
mudança da cor das pétalas, em que o enxofre (que representava os gases
poluentes) modificou o pH do ambiente.
Com essa prática, explicamos que a água é naturalmente ácida, mas que
devido ao agravante dos gases poluentes advindos da queima de combustíveis
fósseis em indústrias e veículos automotivos, o pH da chuva fica mais baixo,
tornando-a ainda mais ácida e levando à contaminação de rios, lagos, águas
subterrâneas e consequentemente a morte de peixes. Além de fazer com que haja o
surgimento de inúmeras doenças respiratórias.
1.4 Materiais/fotos:
Na
realização da palestra foi utilizado equipamento multimídia e para a prática
utilizados os seguintes materiais: pote de vidro, vela, enxofre, rosa de
pétalas escuras, maquete e incenso.
Imagem
1: Representação da queima de cana-de-açúcar no município de Bandeirantes - PR
Imagem
2: Simulação de Chuva Ácida
Imagem
3: Simulação de Chuva Ácida
Imagem
4: Simulação de Chuva Ácida
1.5 Questionário
1. O excesso de queima de
combustíveis pode ter como consequência:
a)
Diminuição de chuvas.
b) Aumento do efeito estufa.
c)
Baixo nível dos oceanos.
d)
Diversidade ambiental.
2. Entre as alternativas
abaixo, marque a única que NÃO relata uma
forma de diminuir a poluição
atmosférica:
a)
Cumprir as leis sobre emissão de gases.
b)
Incentivar a criação de tecnologias menos poluentes.
c)
Diminuição de carros nas ruas.
d) Diminuir áreas verdes nas cidades.
3. Quais os efeitos causados
pela poluição atmosférica?
a) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
b)
Aumento na produtividade de alimentos.
c)
Perda de memória e melhoras na pele.
d)
Crescimento de espécies de flores novas.
1.6 Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes
resultados:
1.7 Fotos da intervenção
Imagem 5: Alunos prestando atenção na explicação dos
conteúdos.
Imagem 6: Alunos prestando atenção na explicação dos
conteúdos.
Imagem 7: Pibidianos e Alunos.
Tema: Poluição Sonora e
Visual
1.1 Conteúdos:
A
palestra foi aplicada no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros no dia 20 de
junho de 2017, sobre o tema “Poluição Sonora e Visual” para o 8º ano do ensino fundamental II,
com um total de 34 alunos, que durou cerca de 50 minutos. Iniciamos a aula nos
apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando
o questionário prévio, e consequentemente demos início ao conteúdo conceituando
poluição atmosférica, explicando quando e como ocorre esses tipos de poluições,
juntamente com os efeitos e prejuízos causados na saúde e no meio ambiente, bem
como medidas preventivas para eliminar e/ou reduzir os impactos causados,
conscientizando os alunos no combate à estas poluições.
1.2 Objetivos:
A palestra se
baseou em apresentar a definição de Poluição sonora e visual, quando e como
elas ocorrem, de modo a discutir seus efeitos e prejuízos nos seres vivos e no
ambiente, juntamente com as ações que possam reduzir os efeitos nocivos desses
tipos de poluições.
1.3 Experiência:
O Pibid tem como intuito levar a temática da
Educação Ambiental até as escolas de uma forma mais interativa e diferenciada.
Nesse sentido, para esta palestra os pibidianos realizaram três práticas, para
que os alunos pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira atividade prática foi “simulação
de Poluição sonora e visual no ambiente escolar”. Os Pibidianos colocaram
panfletos, banners, jornais, propagandas tudo em excesso dentro da sala de
aula, mostrando aos alunos o quanto isso incomoda e as vezes passa
despercebido, uma vez que é considerado um tipo de poluição. O intuito era
causar impacto na chegada dos alunos na sala de aula, este que por sua vez foi
concebido, pois os alunos realmente se sentiram mal ao ver tanta poluição. E
assim, dar mais valor em um ambiente limpo e agradável.
Na segunda atividade prática, foi distribuído
uma folha sulfite aos alunos com dois círculos desenhados, onde foi pedido para
que eles no primeiro círculo colocassem o que os incomodavam em sala de aula e
o que consideravam como poluição sonora e visual naquele determinado ambiente.
E posteriormente os alunos foram levados ao pátio da escola, para que
colocassem no segundo círculo a mesma coisa, porém, agora em um ambiente
diferente. Esta atividade teve a proposta de mostrar quais fontes estão
causando algum desses tipos de poluições, do ponto de vista dos alunos, para
que em seguida eles pudessem discutir isso em sala de aula a partir dos
questionamentos feitos pelos Pibidianos.
Em seguida, os alunos retornaram a sala de
aula para a aplicação da terceira atividade prática. Na sala de aula, eles
foram questionados com relação as anotações e realmente foram obtidas
informações relevantes através das respostas desta atividade.
Na terceira atividade prática, foram distribuídos
testes rápidos para os alunos responderem. No decorrer da realização dos
testes, os Pibidianos colocaram diversos tipos de sons em diferentes alturas,
para demonstrar que o som em excesso altera a concentração das pessoas. Desta
forma, os alunos não obtiveram êxito na realização dos testes, cumprindo com
nosso objetivo para a atividade, o qual era realmente eles não conseguirem
realizar os testes por perderem a atenção devido aos barulhos em excesso ao seu
redor. Após esta atividade, o questionário posterior foi aplicado no intuito de
saber o grau de assimilação dos conteúdos.
1.4 Materiais/Fotos:
Na
realização da palestra foi utilizado equipamento multimídia, quadro de giz. Para
a primeira prática foram utilizados os seguintes materiais: anúncios, banners,
jornais, revistas, para a segunda prática, foram utilizados papel sulfite e
para a terceira prática: músicas, caixas de som e notebook.
Imagem
1: “simulação de poluição sonora e visual no ambiente escolar”.
1.5 Questionário
1. A
poluição visual pode ser definida como:
a) As buzinas de carros exageradas e
músicas altas.
b) Excesso de
elementos que causam
desconforto visual.
c) O reaproveitamento de resíduos
domésticos.
d) Os barulhos de construções civis e
cachorros latindo.
2. Qual
das alternativas abaixo representa poluição visual e sonora, respectivamente:
a) Barulho de cachoeira e do mar.
b) Reciclagem e compostagem.
c) Animais e plantas diversas.
d) Panfletagem e música alta.
3.
Que consequências estas poluições podem causar aos seres vivos:
a) Baixa
imunidade e febre.
b) Estresse e ansiedade.
c) Criatividade
e atenção.
d) Desmaios
e coceira.
1.6
Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
1.7 Fotos da intervenção
Imagem
2: Alunos realizando a prática dos círculos.
Imagem
3: Alunos realizando a prática dos círculos.
Imagem 4: Alunos respondendo aos testes rápidos expostos aos sons em excesso.
Imagem 5: Pibidianos.
Imagem 6: Pibidianos e Alunos.
Tema: Poluição da Água e dos
Solos
1.1 Conteúdos:
A palestra foi ministrada no Colégio Estadual
Professor Mailon Medeiros no dia 27 de junho de 2017, sobre o tema “Poluição da
Água e dos Solos” para o 7° ano do ensino fundamental II, tendo um total de 26
alunos com duração de 50 minutos, no período matutino.
Para iniciar, os Pibidianos se apresentaram e
mostraram o que é o projeto PIBID e logo após, aplicaram o questionário prévio,
afim de saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi
falado a importância da água e do solo, juntamente com a poluição de ambos,
mostrando os impactos desses tipos de poluição para os seres vivos e para o
meio ambiente, pontuando os principais poluentes e por fim, levantando algumas
medidas preventivas para reduzir essas poluições. Dentro dessas explicações, foi
aplicado as práticas exemplificando características da água e do solo, e no
final o questionário posterior.
1.2 Objetivos:
Os
objetivos desse tema foram apresentar a importância da água e do solo,
abordando como ocorre a poluição dos mesmos. Assim enfatizando os impactos
causados nos seres vivos e no meio ambiente, mostrando as principais fontes
poluentes, para que eles fiquem cientes de que pequenas coisas já podem causar
grandes complicações ao ambiente, dessa forma, levantando medidas preventivas
que possam reduzir esses impactos. De modo a alertar com relação aos riscos que
esses contaminantes podem levar para os solos e águas da região de Bandeirantes
– PR.
1.3 Experiência:
Para uma melhor fixação do tema, os
pibidianos realizaram duas práticas, uma relacionada ao solo chamada “Permeabilidade
dos solos” e outra relacionada a água chamada “Rio poluído: como prevenir”. Já
que o intuito do projeto PIBID é levar o conteúdo de uma forma mais interativa
e diferenciada.
A primeira prática foi a “Permeabilidade dos
solos”, simulando, qual dos três tipos de solo é melhor para plantio e para
retenção e passagem da água. Foi utilizado três garrafas pets, cortadas o
gargalo e colocado de ponta para baixo formando um funil. Neste funil foi
colocado um pouco de algodão e em cima do algodão foi adicionado um tipo de
solo. Uma garrafa pet continha solo humoso, a outra o argiloso e por último o
arenoso.
Depois de organizado, foi adicionado água ao
mesmo tempo em todos as garrafas, afim de saber, qual solo tem uma melhor
permeabilidade, capacidade de filtração e/ou retenção.
Durante a prática foi levantado
questionamentos aos alunos sobre qual solo é mais permeável, houve várias divergências
nas respostas, mas ao final, o solo humoso é o mais permeável.
Na segunda atividade prática “Rio poluído:
como prevenir”, simulando algumas medidas preventivas que os alunos pudessem
aplicar na prática e limpar o rio poluído. Os alunos foram dispostos em dois
grupos. Um grupo ficou representando o rio poluído com diversos agentes
poluentes enquanto o outro grupo ficou como medidas preventivas, estes tinham
autonomia de limpar a respectiva poluição do rio.
A prática consistia em várias perguntas sobre
a mesa com imagens impressas de medidas preventivas, os alunos do grupo das
medidas preventivas, pegavam uma pergunta relacionada a algum agente poluente
do grupo dos alunos do rio poluído. Neste contexto, os alunos tinham que ser
capazes de identificar qual poluente seria e também qual a melhor medida preventiva,
os alunos foram bastante participativos, isso gerou uma motivação por parte dos
mesmos, pois gostavam de acertar as perguntas e mostrar as medidas preventivas.
1.4 Materiais/fotos:
Na
realização da parte teórica foi utilizado equipamento multimídia e quadro de
giz. Para prática 1 foi utilizado: garrafas PETS, algodão e diferentes tipos de
solos e para prática 2: materiais que poluem os rios e imagens impressas sobre
as medidas a serem tomadas para prevenir a poluição da água.
Imagem
1: Representação da permeabilidade dos deferentes tipos de solos
Imagem
2: Representação da permeabilidade dos deferentes tipos de solos
1.5 Questionário
1)
Marque a única
alternativa abaixo que NÃO indica uma consequência da poluição no mar por
petróleo:
a) Morte de várias espécies de peixes.
b) Diminuição da pesca na região.
c) Morte de aves marinhas.
d) Aumento da taxa de
fotossíntese das algas.
2)
Para reduzir o impacto negativo das
fontes de poluição sobre o ambiente aquático, NÃO devemos:
a) Evitar a liberação de esgotos sem
tratamento nos cursos d’água.
b) Incentivar a construção de aterros
sanitários para a deposição de lixo.
c) Exigir apenas a liberação de lixo
biodegradável nos mananciais de água.
d) Estimular as indústrias a
instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes
líquidos.
3)
A poluição do solo pode ser entendida
como:
a)
Qualquer alteração que descaracterize o solo de sua
estrutura natural.
b) Jogar papéis sobre a terra.
c) Deixar de aguar o solo fértil.
d) Plantar demais no solo e não o
deixar respirar.
1.6 Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes
resultados:
1.7
Fotos da intervenção
Imagem 3:
Atividade prática do Rio poluído: como prevenir
Imagem 4: Alunos respondendo aos questionários
Tema: Resíduos Hospitalares
1.1 Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual
Cecília Meireles no dia 04 de Julho de 2017, sobre o tema “Resíduos
Hospitalares” para o 8° ano do ensino fundamental, contento um total de 23
alunos que durou cerca de 1h e 30 minutos.
Iniciou-se
a palestra apresentando o projeto PIBID e os pibidianos, bem como sua
finalidade. Logo após começaram as atividades, aplicando um questionário prévio,
para obter um resultado do quanto eles sabem sobre o assunto.
Depois do questionário iniciou-se a palestra,
conceituando os resíduos hospitalares, quais os tipos de resíduos que englobam
nessa vertente, as classes em que eles pertencem, o grau de periculosidade,
mostrando o descarte correto desses materiais, juntamente com as medidas
preventivas sobre o manejo adequado do mesmo. Ao final foi aplicado o questionário
posterior, para saber o quanto eles assimilaram o conteúdo.
1.2 Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram apresentar
aos alunos o que são resíduos hospitalares, enfatizando a classificação dos
grupos de menor risco até os de maiores riscos. Com isso, a necessidade de
explicar onde estes resíduos devem ser descartados é de suma importância, pois
algum aluno pode ter algum parente que trabalhe em ambientes que possuem esses
tipos de resíduos, e assim, o aluno pode passar a informação.
E também
mostrar quais os riscos que cada resíduo pode acarretar foi relevante. O tema
foi importante, pois dessa forma, os alunos ficam alertados sobre como
descartar adequadamente tais resíduos, se acaso um dia se deparar com a situação.
1.3 Experiência:
Para que a palestra fluísse de forma dinâmica
e se fixasse de forma eficiente aos alunos, os Pibidianos fizeram uma atividade
prática bastante interativa entre os alunos. Foram confeccionadas cinco
histórias relacionadas a classificação dos resíduos hospitalares, sendo esta
“potencialmente infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfuro cortantes”.
As histórias foram colocadas dentro de um
envelope onde, foi adicionado também peças de quebra cabeça.
Esses quebra-cabeças, foram confeccionados com papel cartão e folha sulfite,
cada quebra-cabeça era uma imagem relacionada ao grupo de resíduo respectivo da
história.
A prática consistia da seguinte forma, depois
da explicação de toda a parte teórica, a sala foi dividida em cinco grupos e
cada um recebeu um envelope e dentro do envelope havia a história e as peças do
quebra-cabeça. Eles tinham que ler a história em voz alta para que todos
soubessem, ao final da história os alunos do grupo tinham que ser capazes de
identificar qual era o tipo de resíduo e o seu respectivo descarte.
Logo após a resposta, eles tinham que montar
o quebra-cabeça do resíduo que estava na história, em conjunto com os seus
colegas. Ao final houve uma exposição em sala de todos os quebra-cabeças
montados. Essa atividade despertou muito a curiosidade e o trabalho em grupo
dos alunos.
1.4 Materiais/Fotos:
Para
parte teórica, utilizamos: quadro de giz, cartolina e desenhos em papel. Para
prática: utilizamos folha sulfite, papel cartão, tesoura e cartolina.
Imagem 1:
Quebra-cabeça resíduos perfuro cortantes
Imagem
2: Quebra-cabeça resíduos comuns
Imagem 3: Quebra-cabeça resíduos potencialmente infectantes
Imagem 4: Quebra-cabeça res
íduos radioativos
Imagem 5: Quebra-cabeça resíduos
químicos
1.5 Questionário
1) Assinale a alternativa em que todos os itens são
Resíduos Hospitalares:
a) Documentos, seringas e agulhas.
b) Alimentos servidos no hospital,
seringas, luvas.
c) Gesso, medicamentos vencidos,
canetas usadas.
d) Lâminas, frascos de detergente e
gazes
2) Marque a opção correta. A definição de Resíduo
Hospitalar é:
a) É todo e qualquer resíduo que
possa estar contaminado.
b) É o resíduo não contaminado
advindo de um hospital.
c) É todo e qualquer resíduo que está
dentro de um hospital.
d) É o resíduo da área da saúde, podendo
ser contaminado ou não.
3) Sobre o descarte dos resíduos hospitalares,
marque a opções errada
a)
Materiais
comuns como plástico, isopor e papelão podem ser reciclados.
b)
Restos
orgânicos e comidas podem ser descartados no lixo doméstico e serem
encaminhados para o aterro sanitário comum.
c)
Os
remédios vencidos podem ser jogados no lixo comum ou ser despejado no ralo ou
vaso sanitário.
d)
Seringas
de diabéticos devem ser armazenadas em um pote e ser entregues na unidade de
saúde.
1.6 Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes
resultados:
1.7 Fotos da intervenção
Imagem
6: Alunos montando quebra-cabeça.
Imagem
7: Alunos montando quebra-cabeça.
Imagem
8: Alunos montando quebra-cabeça.
Imagem
9: Alunos montando quebra-cabeça.
Imagem
10: Alunos observando os quebra-cabeças depois de montados.
Imagem 11: Pibidianos
e alunos participates
Tema: Resíduos Tecnológicos
e Industriais
1.1 Conteúdos:
A palestra foi aplicada no Colégio Estadual
Professor Mailon Medeiros no dia 11 de Julho de 2017, sobre o tema “Resíduos
Tecnológicos e Industriais” para o 9° ano do ensino fundamental, contendo um
total de 16 alunos e durou cerca de 50 minutos.
Iniciamos a palestra nos apresentando e
mostrando a finalidade do projeto PIBID. As atividades se iniciaram com a
aplicação do questionário prévio, para obter um resultado do quanto eles sabiam
sobre o assunto.
Depois do questionário iniciou-se a explicação
do conceito de resíduos tecnológicos e industriais, bem como os seus tipos, juntamente
com os problemas dos metais pesados contidos nesses resíduos em relação a fauna
aquática, as doenças causadas e como prevenir. Em seguida foi aplicado o questionário
posterior, para saber o quanto eles assimilaram o conteúdo abordado.
1.2 Objetivos:
Os
objetivos desta palestra tiveram o intuito de apresentar as características
sobre resíduos tecnológicos e industriais junto aos tipos de materiais
correspondentes, relacionando-os com a fauna aquática, além dos metais pesados
que estão presentes neles, evidenciando as doenças causadas, enfatizando a
prevenção e a profilaxia.
1.3 Experiência:
A explicação dos conteúdos se deu de uma forma
muito interativa, a qual se deu por meio de vídeos. Conforme cada vídeo era
mostrado, os Pibidianos ao término deles iam complementando e tirando as
dúvidas dos alunos. No decorrer das explicações foi servido pipoca, ou seja, o
propósito era tornar a palestra uma ambiente agradável, como um “cinema”. Os
vídeos mostravam a diferença de “lixo” e “resíduo”; mostrou também o exemplo de
um acidente com metal pesado, que foi o caso do Césio, onde levamos a medida
dele em sal para mostrar o quão pouco foi de Césio que causou tanta
contaminação; mostrou também quais são os metais existentes nesses tipos de
resíduos amarrando com a química, onde levamos a tabela periódica para
aprofundar mais o conhecimento deles quanto a isso; entre outras coisas. Foram
levados vários celulares, pilhas, baterias, ou seja, mostrando quais são esses
resíduos. Após o término da explicação, os alunos foram levados ao pátio da
escola para fazer uma gincana com perguntas e respostas utilizando bexigas. Os
alunos foram divididos em dois grupos e teriam que correr, pegar uma bexiga que
continha uma questão relacionada ao assunto. Quem terminasse todas as perguntas
respondendo corretamente ganhava a competição. Essa atividade despertou muito a
curiosidade e o trabalho em grupo dos alunos. Após a realização dessa prática,
os alunos retornaram a sala de aula onde foi aplicado o questionário posterior.
1.4 Materiais/Fotos:
Para a
realização da palestra foram utilizados os seguintes materiais: Quadro de giz; notebook; vídeos;
perguntas impressas; bexigas; caixas de som; tabela periódica; medida do Césio em sal;
exemplos de resíduos tecnológicos e industriais (pilhas, celulares, baterias).
Imagem 1: Bexigas contendo perguntas para a realização da
gincana.
1.5 Questionário
1) Assinale a alternativa em que todos os itens são
Resíduos Hospitalares:
a) Documentos, seringas e agulhas.
b) Alimentos servidos no hospital,
seringas, luvas.
c) Gesso, medicamentos vencidos,
canetas usadas.
d) Lâminas, frascos de detergente e
gazes
2) Marque a opção correta. A definição de Resíduo
Hospitalar é:
a) É todo e qualquer resíduo que
possa estar contaminado.
b) É o resíduo não contaminado
advindo de um hospital.
c) É todo e qualquer resíduo que está
dentro de um hospital.
d) É o resíduo da área da saúde, podendo
ser contaminado ou não.
3) Sobre o descarte dos resíduos hospitalares,
marque a opções errada
a)
Materiais
comuns como plástico, isopor e papelão podem ser reciclados.
b)
Restos
orgânicos e comidas podem ser descartados no lixo doméstico e serem encaminhados
para o aterro sanitário comum.
c)
Os
remédios vencidos podem ser jogados no lixo comum ou ser despejado no ralo ou
vaso sanitário.
d)
Seringas
de diabéticos devem ser armazenadas em um pote e ser entregues na unidade de
saúde.
1.6 Gráficos
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes
resultados:
1.7 Fotos da intervenção
Imagem 2: Grupos se preparando para o
início da gincana.
Imagem 3: Alunos realizando a gincana de perguntas e
respostas.
Imagem 4: explicação
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